De tempos em tempos, novas tecnologias surgem e transformam a maneira como as empresas realizam a logística rodoviária. As tendências apontam para um futuro onde o transporte de carga seja limpo, eficiente, conectado, autônomo, seguro e elétrico, porém cada uma delas enfrenta seu próprio desafio. Saiba como as tendências sustentáveis estão se desenvolvendo no mercado:

5Limpo e eficiente

As emissões de partículas no meio ambiente e a eficiência dos motores são preocupações constantes do setor de engenharia das fabricantes. Além de apresentar avanços no desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos, as fabricantes também estão engajadas em melhorar a eficiência dos motores a diesel, como, respectivamente, Iveco e Scania demonstraram recentemente.

No híbrido Tector 170E20, que pode receber GNV ou biometano, a Iveco obteve as mesmas capacidades da opção a diesel, entregando potência de 200 cv a 2 500 rpm e torque de 66,3 mkgf.

No caso da Scania, que no mês de setembro apresentou propulsores de 13 litros e 6 cilindros em linha, nas potências de 450 cv e 510 cv, a promessa é de eficiência. Comparados às opções de 440 cv e 480 cv, os novos motores entregam economia de até 5%, por serem dotados de novas tecnologias.