Alguns caminhões antigos marcaram uma geração e permanecem na memória de muitos veteranos. Apesar da idade avançada, existem modelos que continuam em circulação. Já outros estão apenas estacionados nas garagens de colecionadores e apaixonados pelo transporte.

Fatos que marcaram a história do transporte no Brasil

Quem dirigiu um desses modelos garante que jamais poderia imaginar o quanto os caminhões poderiam evoluir em tão pouco tempo. Afinal, atualmente os caminhões são dotados de tecnologias que facilitam o dia a dia do motorista. Entretanto, antigamente os caminhões eram considerados e chamados de brutos, pois não ofereciam conforto. Porém, guardam muitas histórias vividas pelos caminhoneiros e marcaram a história do transporte.

Confira 7 caminhões antigos que ficaram na história no Brasil

FORD F600

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O F-600 foi o primeiro caminhão da Ford montado no Brasil, com 40% de índice de nacionalização, em 1957. Equipado com motor V8 de 4,5 litros a gasolina e 161cv de potência, o F-600 para 6,5 toneladas de PBT era o pontapé inicial para a produção de um caminhão da marca que exerceu papel pioneiro no desenvolvimento da indústria brasileira.

FNM D-11.000

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Em 1957, a Fábrica Nacional de Motores anunciou a chegada da segunda geração de caminhões FNM/Alfa Romeo:  o modelo D-11.000, com motor AR 1610 de 150 CV, caixa de direção mais moderna, caixa de câmbio separada do propulsor, embreagem mais suave. No primeiro ano de produção do novo modelo (1958) foram fabricadas e vendidas 3.900 unidades. Logo no início, cerca de 30% dos novos motores apresentavam vazamento de água no bloco, o que lhes valeu o curioso apelido de “Barriga D’água”.

INTERNATIONAL NV

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A International Harvester, que desde 1957 produzia caminhões no País – em fábrica instalada em Santo André, no ABC Paulista. O veículo da marca era o NV184, com PBT de 8,4 toneladas, impulsionado por um motor V8 a gasolina que gerava 184cv de potência. Nos anos seguintes, após a empresa ter fechado as portas em 1965, e ter produzido 5.669 unidades, muitos deles foram convertidos a diesel.

MERCEDES-BENZ L1113

Mercedes Benz 1113 1 002A Mercedes-Benz começou a montar veículos no Brasil em 1957. O modelo mais comercializado da empresa é o L 1113, produzido entre 1970 e 1986. Neste período, a companhia comercializou no mercado mais de 200.500 unidades. Um dos motivos do sucesso do caminhão se resume no motor a diesel, porque na época eram poucos que o usavam.

VOLKSWAGEN VW 18-310

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O VW 18.310 4×2, foi desenvolvido pela Volkswagen para clientes que buscavam por um caminhão de capacidade de carga intermediária em relação aos veículos ofertados na época. Com capacidade para tracionar 28 toneladas de carga líquida, 310 cavalos de potência, motor Cummins de 6 cilindros, o caminhão, produzido entre 2002 e 2005, vendeu 12.299 unidades. Em 2005, com o lançamento da linha de caminhões Volkswagen Constellation, o modelo foi substituído para o mercado brasileiro pelo VW Constellation 19.320.

VOLVO N10

VOLVO N10A Volvo começou suas atividades no Brasil com a montagem de ônibus, em Curitiba/PR, em 1978. Os primeiros caminhões chegaram em 1980 e o modelo de entrada foi o N10. O veículo de maior sucesso da companhia é da família NL, com 37,7 mil unidades vendidas (NL10 e NL12) e ficou em produção de 1989 até 1999. Vale lembrar que em 1994, a Volvo importou o caminhão FH, com tipo de cabine que anos depois passou a ser preferência entre os transportadores.

SCANIA L111

scania L111O caminhão de maior destaque da Scania é o L111, com venda total de 11.376 unidades. A produção dele se iniciou em 1976 e terminou em 1981. Usou sempre a cor laranja devido à escala única de produção. Na época, não havia o sistema de produção modular, por isso dificultou a escolha de cores diferentes. Em 1981, o L111 foi substituído pelo T112H, que saiu de linha em 1998

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