A colisão traseira está entre as ocorrências mais comuns nas estradas do Brasil. Atitudes simples por parte dos condutores pode evitar e prevenir acidentes. Confira algumas dicas da Cart – Concessionária Auto Raposo Tavares.

7

Distância segura entre veículos

O motorista tem um tempo maior de resposta e reflexo imediato aos estímulos, como frear a tempo de evitar uma colisão.

6

Acionar o freio assim que avistar qualquer eventualidade

No entanto, o condutor deve -frear aos poucos para evitar derrapagens ou uma parada brusca.

5

Regra dos três segundos

Consiste na visualização de um ponto de referência na estrada, como uma árvore, e assim que o veículo à frente cruzar esse ponto, deve-se contar “cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e três”. Se o seu veículo passar pelo mesmo ponto de referência antes do final da contagem, é sinal que você deve reduzir a velocidade para aumentar a distância entre o veículo que vai à sua frente. É importante lembrar que a “regra dos três segundos” só é válida para carros de pequeno porte – até 6 metros de comprimento – e que estejam a 80 ou 90 km/h em pista sem adversidades.

4

Direção defensiva

Dirigir com prudência, respeitar as sinalizações e os limites de velocidade, além de estar preparado para as condições adversas que o trajeto pode proporcionar, o que inclui a estrada, veículo e variações de tempo.

3

Afaste-se

Para se afastar de quem segue a uma distância curta, a orientação é reduzir a velocidade ou deslocar-se para outra faixa de trânsito, ultrapassando com segurança

2

Planejar

O condutor não deve ficar indeciso em relação ao percurso, especialmente com entradas e saídas de acesso. O ideal é planejar o trajeto antes de sair para não confundir o veículo que vem atrás.

1

Sinalização

Também deve ser feita a sinalização correta com as setas para a mudança de percurso no tempo adequado. Assim, os outros motoristas podem planejar suas atitudes no trânsito, principalmente quando houver caminhões ou ônibus na retaguarda, já que nestes casos, o tempo de agir é mais lento.