Ford Mercado -Cargo1119-A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, Anfir, assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA), que permite aos agricultores cadastrados nos programas de agricultura familiar adquirirem implementos rodoviários. O acordo prevê a disponibilização de tecnologia apropriada aos agricultores familiares, por intermédio do Programa Nacional da Agricultura Familiar – Pronaf Mais Alimentos, na forma de equipamentos e implementos, destinados a produção e/ou beneficiamento agropecuário de mercadorias, fruto da atividade agrícola, pecuária, pesqueira e aquícola, de fabricação nacional.

O Pronaf foi criado em 1996 com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, por intermédio de ações destinadas a implementar o aumento da capacidade produtiva, a geração de empregos e a elevação da renda.

O Mais Alimentos constitui uma das linhas de crédito de investimento do Pronaf, para apoio ao financiamento da construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações permanentes, aquisição de máquinas, equipamentos, implementos agropecuários, estruturas de armazenagem, embarcações de pesca comercial artesanal, bens destinados ao transporte da produção e animais para reprodução, recriação e engorda.

Dados do MDA mostram que a agricultura familiar no Brasil é composta por 4,3 milhões de famílias que produzem 70% dos alimentos do País. O segmento responde por 33% do valor bruto da produção agropecuária e emprega 74% dos trabalhadores do campo. Para a safra 2015/2016, o governo federal destinou R$ 28,9 bilhões sendo R$ 26 bilhões diretamente às linhas do PRONAF.