Malagrine

O cavalo-mecânico Titan Tractor, modelo que no início da década de 2000 contribuiu para a elevação das vendas da então Volkswagen Caminhões e Ônibus, está de volta ao mercado na lista de caminhões da linha 2016 da Man Latin America. O veículo retorna com a cabine da família Constellation e motor de 330cv de potência. Quando foi produzido, entre 2002 e 2005, o veículo era equipado com motor Cummins de 8.3 litros e 310cv de potência e somente transmissão mecânica.

A nova versão é disponibilizada com motor Cummins ISL de seis cilindros, nove litros e  330 cv,  equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD e opcionalmente com  caixa automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 velocidades. Com PBT de 16 toneladas, o veículo tem com dois tanques de combustível de 275 litros cada e, segundo a montadora, é indicados para diversas aplicações, com destaque para operação como basculante, carga seca, container, furgão, frigorífico, graneleiro, plataforma carrega tudo, sider, tanque e transporte de carga viva e de veículos.

Entre 2002 e 2005 foram produzidas 12.299 unidades, sendo que no período  entre 2002 e 2003 o modelo chegou a registrar vendas superiores a 200% e contribuiu para a fabricante assumir a liderança no segmento de cavalos mecânicos 4×2 com motor de até 350cv.

O Titan Tractor foi tirado de linha para o mercado brasileiro em 2005, quando a empresa lançou a linha Constellation e continuou sendo vendido para países da America Latina e também para outros continentes, como África e Oriente Médio.

Seu substituto foi o VW Constellation 19.320. Com a renovação da linha de produtos em 2012, a MAN Latin America lançou o VW 19.330 na versão AdvanTech (com melhor acabamento) e agora novamente o Titan Tractor numa versão mais simples.

Fotos: Malagrine