A Divisão ZF Sachs lança nesta terça-feira (10/4) a tecnologia XTend, embreagem com compensação automática de desgaste na Automec, em São Paulo. O componente possui um mecanismo que compensa, de forma contínua, qualquer desgaste do revestimento, prolongando o conforto para acionamento do pedal e a vida útil do conjunto.

A empresa explica que o produto oferece todas as vantagens do sistema auto-ajustável com a opção de aplicação com volante simples, além do dupla-massa. Produzida no Brasil, estará disponível inicialmente para os modelos GM S10 e Blazer movidos a diesel e também para exportação.

Outro diferencial do equipamento está em oferecer – com o kit com volante simples – conforto, absorção de ruído e vibrações da transmissão às de uma embreagem com volante de massa dupla, com um custo de aquisição muito menor. \”A tecnologia XTend foi desenvolvida inicialmente na ZF Sachs na Alemanha e contou com a participação da divisão brasileira, que será responsável pela produção de vários modelos para toda a América Latina\”, explica Hélio Sacagami, diretor da Engenharia do Produto e Vendas Montadoras da Divisão ZF Sachs.

De acordo com a empresa, o primeiro kit é para veículos que precisam trocar apenas o platô, disco e atuador, mas não necessitam substituir o volante original de dupla massa. O segundo kit é para veículos nos quais será trocado todo o conjunto (platô, disco, atuador e volante). Para este caso, a ZF Sachs desenvolveu um volante simples que substitui o original de dupla massa, sem alterar nenhuma característica do automóvel, e um disco com características específicas. O terceiro kit, composto por platô, disco e atuador, é para veículos que já realizaram a troca do conjunto completo da embreagem pelo menos uma vez e já estão equipados com volante simples em boas condições.