Caminhão em alumínio chega a ser 1 tonelada mais leve

1113

A Alcoa apresentou pela 1ª vez no Brasil, caminhão fabricado com diversos componentes em alumínio, proporcionando redução de peso. Trata-se do Arte e Eficiência que, segundo a empresa pode proporcionar diminuição de até uma tonelada. O projeto tem como objetivo produzir veículos mais eficientes e sustentáveis. O diretor de laminados da Alcoa América Latina, Celso Soares, explica que o alumínio é um metal reciclável e por ter a mesma resistência que o aço e ser um terço mais leve é uma opção eficaz para atender as necessidades do segmento dos transportes.

Estudo realizado pela International Aliminium Institute (IAI), com a colaboração da European Aluminium Association (EAA) e da Aluminium Association (AA), revelou que  para cada 100 kg de alumínio aplicado em substituição a um material pesado é possível evitar a emissão de até 4,5 toneladas de CO2 durante toda a vida útil de um caminhão. Ainda de acordo com o estudo, a aplicação do alumínio nos veículos pesados pode evitar a emissão de 660 milhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, equivalente a 9% do total de emissões do gás de efeito estufa geradas pelo segmento de transporte, incluindo a frota de caminhões e ônibus presentes nos EUA, Europa e América do Sul.

O projeto caminhão Arte e Eficiência, mostrado pela Alcoa, apresenta chassi 100% manufaturado em alumínio – desenvolvido em parceria com a Metalsa – além de outros componentes como portas, rodas, radiador, proteções laterais, engate de reboque, tanque de combustível, suporte da suspensão, eixo cardã e fixadores. A empresa apresentou também carroceria carga seca feita 100% em alumínio extrudado, voltado para veículos médios com capacidade de carga de 4.000 kg (dependendo do PBT do caminhão). De acordo com a empresa, se comparado com modelos mais tradicionais, a carroceria pesa 258kg, cerca de 40% a menos de uma fabricada em madeira e 50% de uma de aço.

Confira a redução de peso de alguns componentes produzidos em alumínio:

Rodas: 800 kg por conjunto articulado

Portas: chapa estrutural 13,6kg mais leve

Quinta roda forjada: 45,4kg mais leve

Eixo Cardã: diminui massa do tubo em até 45,4kg

Chassi em chapas dobradas reduz até 40% em relação ao aço