A Daimler dos Estados Unidos equipou seu motor OM926LA de 7,2 litros com o turbocompressor BorgWarner de duplo estágio R2S, o qual será utilizado numa série de veículos comerciais da montadora no mercado norte-americano até o final de 2009, incluindo caminhões médios da Freightliner e Sterling, motor homes, bombeiros e outras aplicações. Esse novo propulsor atende os rígidos padrões da legislação americana EPA07 sobre emissões, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2007. Para isto, as emissões de óxido de nitrogênio tiveram de ser reduzidas em 55% e as emissões de partículas em 90%. O motor foi desenvolvido no Centro de Design de Veículos de Motores da Daimler, em Stuttgart, Alemanha, e teve a participação da engenharia da BorgWarner Turbo & Emissions, em Kirchheimbolanden, também na Alemanha.

A Daimler e a BorgWarner Turbo & Emissions começaram a desenvolver este motor em 2004 e chegaram a um sistema funcional composto por um turbo compacto B2, no estágio de alta pressão, e um turbo B2, maior, para o estágio de baixa pressão. O sistema R2S inclui válvula wastegate, com nova liga metálica, a qual é controlada eletronicamente. Os projetistas também utilizaram um ajuste eletrônico no lugar do controle pneumático e um atuador elétrico, que permite acelerar o tempo da resposta do sistema, controlar a abertura da válvula wastegate e regulá-la, independente da pressão da alimentação.

Legenda da foto: caminhão Sterling, americano.