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A Daimler Trucks acaba de apresentar em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck, caminhão totalmente elétrico com PBT (Peso Bruto Total) de até 26 toneladas. Para a empresa, a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível já para o início da próxima década. No segmento de leves, a companhia já tem demonstrado a adequação para o dia a dia do caminhão totalmente elétrico nos testes realizados junto a clientes com o Fuso Canter E-Cell, desde 2014.

“Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico. Nos caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell já tem sido testado intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada”, explica Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.

Conheça as características do Urban eTruck

O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. O trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon. Isso resulta em uma autonomia de até 200 km, suficiente para as entregas típicas de distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões dentro do quadro do chassi.

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Fuso Canter E-Cell em operação junto a clientes desde 2014

A Fuso já havia apresentado a primeira geração do Canter totalmente elétrico em 2010. Em 2014, seguiu-se a segunda geração, que demonstrou seu valor nos primeiros testes de frota em Portugal. De acordo com a empresa, com autonomia de mais de 100 quilômetros, os veículos ultrapassaram a média diária registrada por muitos caminhões leves de distribuição em curtas distâncias. Sob condições muito variáveis de operação, os caminhões cobriram mais de 50.000 km em um ano. Nesse processo, os veículos ficaram livres de emissões e levando em conta a geração de energia, as emissões de CO2 foram reduzidas em 37%, em comparação às dos motores diesel. Os custos operacionais ficaram 64% abaixo da média.

“A geração atual do Canter E-Cell oferece a nossos clientes serviços de transporte que não são somente ecologicamente corretos, mas também bastante econômicos. Nosso teste em Lisboa revelou economia substancial de cerca de 1.000 euros a cada 10.000 quilômetros, comparado com os caminhões a diesel”, afirma Marc Llistosella, responsável pela Daimler Trucks Ásia e presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Trucks and Bus Cooperation (MFTBC).

Desde abril de 2016, na cidade de Stuttgart, a prestadora de serviços de entregas Hermes está testando cinco caminhões Fuso Canter E-Cell em suas operações. Especialmente os desafios topográficos da área urbana desta cidade alemã fornecem indicações importantes para a Daimler Trucks como referência para o aprimoramento da condução totalmente elétrica num ambiente exigente.