alt=Para ajudar as empresas de transporte a administrar de maneira mais eficaz os pneus, a DPaschoal passa a oferecer o produto Pneu Inteligente DPaschoal aos clientes da linha pesada. A empresa divulga que além do controle de gerenciamento de pneus, o equipamento também contribui para a economia de combustível, além de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

O Pneu Inteligente da empresa consumiu oito anos de pesquisas e é um serviço de monitoramento baseado em tecnologia RFID de identificação por rádio freqüência. A transmissão de dados é realizada a partir de um chip inserido no pneu, que envia informações para antenas de captação. Desta forma, é possível obter de forma rápida e precisa a identificação do pneu que está com problemas para ativar sistemas de controle.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Linha Pesada da DPaschoal, William Bossolani, destaca como exemplo uma frota média com 50 carretas/cavalos mecânicos, cada uma com 18 pneus, com custo unitário de mil reais cada, o equivalente a R$ 18 mil por veículo e se multiplicar pelo total de veículos, o valor chega a R$ 900 mil reais. Ele explica que outra questão crítica para quem trabalha com logística é o fator tempo e, neste caso, essa tecnologia oferece uma solução simples para a eficiência e rapidez da vistoria e o prazo empregado nesse processo.

O correto gerenciamento dos pneus e seu rápido diagnóstico estão relacionados aos fatores pressão dos pneus, tempo de rodagem, qualidade das estradas, alinhamento e balanceamento. Essas informações ficam armazenadas no sistema ativado pela identificação do chip, que garante ao gestor o melhor controle sobre esse patrimônio. A empresa explica que é comum a substituição de pneus novos por usados durante a trajetória, sem o conhecimento ou anuência das empresas.