Para comemorar o cinqüentenário da Eaton no Brasil, em 22 de setembro deste ano foi realizado um almoço especial em São José dos Campos/SP, que reuniu parceiros e colaboradores para lembrar a história da organização. O aniversário da empresa também será lembrado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 28 de setembro, numa cerimônia para homenagear os 50 anos de contribuição social da Eaton.

A multinacional norte-americana instalou sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos em São José dos Campos/SP, em 1957, época em que assumiu o compromisso de acompanhar o crescimento da indústria automotiva local. Nascia nesse ano a Divisão de Produtos Automotivos, que veio com o desenvolvimento dos sistemas de trem de válvula, dando início à produção de componentes de qualidade para abastecer o mercado interno.

A unidade de São José dos Campos produz e comercializa válvulas de admissão e escape para a indústria automotiva brasileira, americana e européia, além de representar na América Latina toda a linha de produtos da Divisão Automotiva do Grupo Eaton, como válvulas rollover, sensores e toda a linha de diferenciais.

Atualmente, a planta conta com 550 colaboradores diretos em uma fábrica de 25.400 m² e abastece cerca de 50% de todo o mercado de válvulas do Brasil. Produtos da empresa estão presentes nos veículos de montadoras e sistemistas, entre elas Caterpillar, Cummins, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, GM, Iveco, John Deere, MWM-International, Renault, Sisu, Volkswagen, Volvo e outras.