Revista nº 491

Viagem no tempo

As grandes transformações ocorridas no transporte rodoviário de carga nos últimos 45 anos chegaram também ao motorista e o transformaram num profissional cada vez mais exigido

Busca da excelência

Com o passar dos anos os transportadores sentiram necessidade de começar a se especializar e a tornar a atividade mais profissional e rentável. As mudanças envolveram montadoras e rede de concessionários e continuam em processo até hoje

Novos ares nas estradas

A modernização do setor do transporte rodoviário de carga passou a exigir também um motorista mais qualificado tornando a profissão mais técnica. Porém, as dificuldades da rotina de trabalho ficaram praticamente estagnadas e acabaram por causar desinteresse pela atividade, embora o romantismo em dirigir caminhão esteja presente ainda em muitos jovens

Moderno e eficiente

O novo Volvo FH, um dos caminhões mais modernos produzidos no Brasil, se destaca nos quesitos conforto, dirigibilidade e segurança, entre outros itens, e conta com tecnologia embarcada que o torna um veículo altamente competitivo entre os estradeiros pesados oferecidos no mercado.

Rotas em descompasso

Mais lento do que o crescimento do setor do transporte rodoviário de carga, o desenvolvimento da malha rodoviária brasileira ficou para trás e hoje a infraestrutura insuficiente é apontada como um dos itens que encarecem os custos do transporte

Atravessando gerações

Em 45 anos de circulação, a Revista O Carreteiro publicou 491 edições e registrou em suas páginas as principais mudanças no setor do transporte rodoviário de cargas, e conquistou a fidelidade de leitores

Fim do improviso

Fundamentada na relação entre os fabricantes de caminhão e os transportadores, a atividade do transporte rodoviário de carga se profissionalizou cada vez mais, utilizando veículos apropriados para cada tipo de operação

Cartão do transportador

Parceria entre a Mercedes-Benz e a Ticket Car resultou em cartão que possibilita ao transportador aquisição de serviços e produtos oferecidos pela montadora, além de combustível em rede credenciada.

Quadrilátero De Ackermann

Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar da especificação denominada Geometria de Ackermann. Na prática, consiste num arranjo geométrico de ligações na direção de...

Entre a Vanderleia e o BITREM

Cavalo-mecânico com segundo eixo direcional de fábrica é a proposta da Scania para o transporte de carga em longas distâncias com PBTC de 54,5 toneladas
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