Através do Programa Estrada para a Saúde, a concessionária NovaDutra está presente mais uma vez no evento equipada com um veículo de resgate e oferece durante todo o dia uma série de exames gratuitos aos carreteiros. Os motoristas interessados respondem um breve questionário e em seguida são atendidos por uma equipe médica, que realizam exames de glicemia, colesterol, tipagem sanguínea e pressão arterial. Conforme o responsável por relações institucionais da NovaDutra, Rafael Pereira, um motorista o relatou uma vez que consumiu rebite para conseguir entregar a carga e ficou acordado durante 48 h. “Além de prejudicar o motorista, essa atitude pode acarretar um grave acidente na rodovia”, prevê Pereira.

Além de palestras sobre saúde, Direção defensiva, DST/Aids, Movimentação de Produtos Perigosos, Saúde bucal e Saúde ocular, o Sest-Senat (Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) está oferecendo, gratuitamente, vacinação, aplicação de flúor nos dentes, exames de diabetes, aferição de pressão arterial, massagens e cortes de cabelo. A unidade de Jacareí/SP, no Vale do Paraíba, é a responsável pela atuação no evento.

Para os motoristas, a aprovação dos serviços de saúde são praticamente unanimes. O catarinense Reginaldo Nagib, autônomo de 36 anos e 10 de profissão, e o paranaense Everson Lunardon, também autônomo, 28 anos e 9 de estrada, por exemplo, elogiaram com eloqüência a atividade. Para Osvaldo Antonio, motorista do Vale do Paraíba aposentado, que segundo ele o transporte lhe causou diabetes e problemas de hipertensão, resume que a ação é o momento mais especial da Festa.