A Pesquisa 2006 da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) revelou que 70,3% da malha rodoviária pesquisada apresenta sinalização com problemas (59.309 km) e apenas cerca de 11% das estradas foram consideradas em ótimas condições. Outro fato é que de acordo com estatísticas, o Brasil possui 1,7 milhão de quilômetros de estradas e apenas 10% encontra-se pavimentado e sinalizado.

Com relação a acidentes de trânsito, um levantamento divulgado recentemente pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) aponta que entre 2003 e 2006 o trânsito brasileiro (em ruas, avenidas e rodovias) levou 34 mil pessoas a óbito no País, outras 100 mil tiveram deficiências permanentes e 400 mil ficaram feridas.

Estes números mostram o perigo de se trafegar por vias no Brasil e que os custos anuais com acidentes de trânsito correspondem a R$ 28 bilhões, segundo a ANTP. Entretanto, não existem estatísticas atuais que apontem a porcentagem de acidentes provocados por imprudência ou por falta de infra-estrutura das pistas.