Salustiano comemora vitória em Interlagos após 27 voltas na primeira posição e assumiu a vice-liderança do campeonato

A sexta etapa do campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada neste final de semana no autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos/SP) teve como vencedor Paulo Salustiano, que compete com um caminhão Mercedes-Benz. Com a vitória, a sétima em sua carreteira na categoria, o piloto de São Paulo assumiu a vice-liderança do campeonato, com 214 pontos na tabela de classificação, 22 atrás do líder, Felipe Giaffone, que chegou ao total de 236 pontos.

Apesar de ter vencido as duas fases da corrida, Salustiano começou a corrida na quinta posição, mas um toque entre o pole position David Muffato e Wellington Cirino na Curva 1 momentos após a largada, possibilitou que ele assumisse a primeira posição. A corrida chegou a ser interrompida por alguns instantes, com a entrada do Pace truck na pista, mas logo após a relargada um novo acidente – entre Valmir Benavides e Ronaldo Kastropil, e provocou nova interrupção.

O caminhão de Cirino, que desde o toque com o de David Muffato já apresentava problema no pneu traseiro direito, que acabou furado tirando o piloto da primeira fase da corrida, a qual contou com apenas oito voltas devido às paralisações por conta dos acidentes. Com isso, Salustiano se sobressaiu como vencedor da primeira parte da prova. Felipe Giaffone, líder do campeonato, terminou na segunda posição.

Felipe Giaffone terminou a corrida na quinta posição e segue líder no campeonato com 22 pontos de vantagem sobre o segundo colocado
Felipe Giaffone terminou a corrida na quinta posição e segue líder no campeonato com 22 pontos de vantagem sobre o segundo colocado

Logo após a largada para a parte final da corrida, André Marques, que havia terminado em terceiro lugar fez a ultrapassagem sobre seu colega de equipe – Felipe Giaffone – a começou a pressionar Salustiano. Com problema de superaquecimento no sistema de freio, o piloto do Mercedes-Benz mostrou tudo que sabe de pilotagem para se manter na frente.

Seus problemas com os adversários prosseguiram até a bandeirada final, pois logo Giaffone recuperou a vice-liderança da corrida e também começou a exercer forte pressão sobre Salustiano para assumir a primeira posição. Conseguiu, porém, havia excedido o limite de 160 km/hora no ponto onde estava instalado o radar.

A corrida estava a menos de três voltas do final, o que levou a direção de prova a aplicar 20 segundos de punição no tempo final de Giaffone. Com isso, apesar de cruzar a linha de chegada na primeira posição, ele era apenas o quinto colocado no resultado final.
O pódio da etapa de Interlagos foi formado – pela ordem de classificação – por Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), em primeiro lugar; André Marques (Volkswagen); Roberval Andrade (Iveco); Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e Felipe Giaffone (Volkswagen, em quinto lugar). A próxima etapa da Fórmula Truck será dia 04 de setembro no autódromo de Tarumã/RS (João Gerraldo).

CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Felipe Giaffone – 236 pontos
2º Paulo Salustiano -14 pontos
3º Diogo Pachenki – 179
4º André Marques – 170
5º David Muffato – 156
6º Raijan Mascarello – 138
7º Débora Rodrigues -135
Alex Fabiano – 135
9º Wellington Cirino – 109
10º Roberval Andrade – 90
Régis Boessio – 90
12º Valmir Benavides – 76
13º Adalberto Jardim – 73
14º Pedro Muffato – 70
15º Luiz Lopes – 65
16º Djalma Fogaça -61
17º Gustavo Magnabosco – 53
18º Joel Mendes – 33
19º Beto Monteiro – 29
20º Leandro Totti – 28
21º Ricardo Sargo – 26
22º Jaidson Zini – 21
23º Rogério Castro – 19
24º Ronaldo Kastropil – 17
26º Felipe Tozzo – 6
27º Jansen Bueno – 5

CAMPEONATO DE MARCAS
1º Mercedes-Benz…… 503
2º MAN/Volkswagen…483
3º Volvo………………….262
4º Iveco……………………218
5º Ford …………………. 175
6º Scania ………………… 91