Assunto: Campo de Provas Local: Americana - SP Data: 12/04/2007 Autor: Delfim Martins

A cidade de Americana, onde está instalada a fábrica da Goodyear desde 1973,  está comemorando 141 anos de fundação. “Celebramos com orgulho o aniversário dessa cidade tão importante para a trajetória da Goodyear. Para nós, é um privilégio fazer parte da história de Americana e ter oferecido importante contribuição para o desenvolvimento econômico do município”, afirma Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Goodyear.  Durante esse período, a unidade passou por diversos processos de modernização, que resultaram em maior produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

Prêmios

  • A fábrica é detentora do “Shingo Prize”, prêmio de maior prestígio no mundo para a indústria de manufatura, considerado como o Nobel do setor.
  • Medalha de ouro na premiação, reconhecendo a excelência operacional da fábrica por meio da adoção do modelo de Manufatura Enxuta.

Confira as ações sociais realizadas em Americana:

Caminhos para Inclusão:  integra jovens com deficiência à sua equipe. O programa seleciona candidatos e oferece a eles um curso de capacitação para serem assistentes administrativos. Esse curso, com duração de um ano, é realizado no Senai e envolve workshops com a participação de profissionais da companhia e visita à fábrica.

Prêmio Charles Goodyear: parceria com o Senai de Americana levou à criação do Prêmio Charles Goodyear para reconhecer o melhor aluno de Mecânica ou Elétrica, independentemente de ligação com a Goodyear. O objetivo é incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos para que tenham formação mais sólida, que lhes abra melhores oportunidades profissionais.

Sábado do adolescente: dirigido a filhos de associados das fábricas de Americana e de Santa Bárbara, com idades entre 12 e 18 anos, que tem como objetivo a sua orientação comportamental, social e profissional. Várias dinâmicas são realizadas, incluindo o treinamento para processos de seleção e testes vocacionais.

Programa de Geração de Renda e Qualidade de Vida com Artesanato: iniciativa voltada para mães, esposas e filhas de colaboradores da fábrica de Americana. Seu objetivo é ensinar diferentes técnicas de artesanato que possam representar uma fonte de renda para as participantes, o que vem sendo atingido em muitos casos.