Começou ontem (15/10), às 13h, a 16ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran), no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Segundo os organizadores, o evento reúne 300 expositores de 12 países e deverá trazer aproximadamente 44 mil pessoas durante toda semana.

Dentre as empresas expositoras, a Mercedes-Benz destaca o modelo 2726 6X4 com cabine avançada, para ser utilizado como betoneira e basculante, além da versão plataforma para os setores de cana e madeira. Além disso, trouxe da Alemanha o Actros 4144 8X4, com PBT de 48 toneladas e motor de seis cilindros em V com 435 cv de potência. A empresa também expõe mais 17 modelos e enfatiza suas pesquisas de biodiesel para se chegar ao B100 (combustível 100% biodiesel).
A Volkswagen Caminhões e Ônibus mostra durante a feira sua linha de caminhões Constellation com nova motorização de 9 litros e 367 cv de potência da MWM International. Além disso, os veículos em exposição correspondem aos modelos 19.370 4X2 para 48 toneladas de PBTC, 31.370 6X4 para operações fora-de-estrada, e 25.370 para 57 toneladas de PBTC, além das linhas Delivery e Worker equipados com motores de 140 a 260 cv, mecânicos e eletrônicos.

A Scania apresenta na Fenatran sua nova linha série 5 dos modelos P,G,R com motores de 9,11, 12 e 16 litros, e potências entre 230 a 500cv. Os caminhões da série P são 4X2 com propulsores de 9 e 11 litros destinados ao transporte regional e atividades de construção, disponíveis com cabines curta e leito. A série G inclui motores de 12 litros e potências de 380 a 470 hp; e a R, disponível na versão Highline, é destinado a rotas nacionais e internacionais de longas distâncias.

A Controlsat, por sua vez, mostrará ao público seus três novos produtos denominados Controlcell Nano, indicado para o acompanhamento de frotas de veículos, motos, malotes e outros objetos de interesse; Controlcell Co-piloto, que disponibiliza informações para qualificar e padronizar o uso dos veículos com redução de custos; e o kit móvel do ControlCell Flex, direcionado a veículos de frotas, transporte de cargas e gerenciamento logístico.

A Sascar apresenta na feira um produto-conceito que agrega rastreador, navegador, MP3 e MP4 denominado Sascar AVD. A empresa destaca que esse equipamento possui tecnologia nacional e integra áudio, vídeo e dados para ampliar a segurança de motoristas e frotistas. Além disso, incorpora telemetria embarcada para obter informações referentes à condução do veículo, como frenagem e aceleração, para maior controle de manutenção preventiva da frota.

A empresa divulga que o Sascar AVD captura e transmite imagens e voz a partir do acionamento de ações não programadas, como start do botão de pânico, bloqueio do veículo, abertura indevida das portas da cabine, desvio de rota, desengate de cavalo-carreta e entrada em área de risco, entre outras formas. O sistema armazena imagens de até quatro câmeras, de 1 gigabyte cada e gera um arquivo \”caixa preta\” com informações das ocorrências internas do veículo.

Dentre outros expositores, a indústria gaúcha Soprano apresenta ao público o Cilindro Hidráulico Telescópico Série SC, utilizado para bascular caçambas de caminhões. O lançamento é feito com um modelo de cilindro quatro estágios e 5040 milímetros de curso e se destaca pela leveza. Além desse componente, a empresa irá mostrar seu Kit Hidráulico, um conjunto de acessórios para ser montado no caminhão junto com o cilindro hidráulico que tem a função de fornecer óleo controlando a subida e a descida do cilindro hidráulico telescópico. O produto é disponível em diversos modelos para os segmentos rodoviários e de mineração, e tanto o Cilindro Hidráulico Telescópico Série SC quanto o Kit Hidráulico são aplicados em caminhões com caçamba sobre-chassi e semi-reboques.

Fenatran
Endereço: avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo (Parque de Exposições do Anhembi)
Período e horário: de 15 a 19 de outubro, das 13h às 21h
Entrada: gratuita mediante apresentação de convite ou comprovante de vínculo com o setor de transporte. Proibida a entrada de menores de 12 anos.