Produtos só podem ser comercializados com pneus

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por meio da Resolução N° 462, alterou os artigos 1º e 2º da Resolução nº 558/1980, determinando que caminhões tratores, reboques e semirreboques, nacionais ou importados, somente poderão ser comercializados no país quando equipados, em todos os eixos, com pneus novos que satisfaçam às exigências estabelecidas pela Norma EB 932 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

“Pela regulamentação anterior, os pneus nacionais e importado, usados ou recapados poderiam ser levados ao implementador para montagem no equipamento novo. A necessidade de armazenamento e de montagem tornava a operação complexa e também gerava uma discrepância no processo de cotação, que deveria considerar valores com e sem pneus, não deixando claro o preço dos implementos”, explica Daniel Vasconcelos, gerente de vendas equipamento original pneus de carga da Continental Pneus para a América do Sul.

O executivo destaca que atualmente possui o pneu HTR1 para reboques, semirreboques e bitrens é o pneu HTR1. Disponível na medida 295/80 R22.5, o produto possui um composto  especial de borracha que reduz a resistência ao rolamento, além de uma melhor durabilidade da carcaça, permitindo que o pneu, ao final de sua primeira vida útil, possa ser reutilizado para recapagem.