Através de uma pesquisa com transportadores de toras do Paraná e Santa Catarina, a Guerra desenvolveu o Semi-Reboque Bitrem para o transporte longitudinal de toras e está adequado à nova resolução 188 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que tem foco principal na segurança. Os transportadores demonstraram a necessidade de equipamentos mais reforçados e com menor tara, de aproximadamente 800 kg mais leve.

O equipamento teve a caixa de carga remodelada com estrutura reforçada e contsruída em aço estrutural de alta resistência mecânica. Apresenta perfis laterais no formato \”Z\”, para melhor fixação dos fueiros. Os eixos reforçado são tubulares de aço redondo, montados com rolamentos de rolos cônicos, que facilitam a centragem do cubo e absorvem esforços axiais e radiais.

O novo Bitren possui peso bruto total combinado (PBTC) de 57 toneladas, carga útil de 42.660 kg, capacidade técnica de carga em cada semi-reboque de 25 toneladas, tara aproximada Semi-reboque dianteiro de 7600 kg e no traseiro 6.740 kg. Cada semi-reboque pode transportar até três pacotes de toras com 2,40 metros de comprimento.