White Martins
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O TWM-29, desenvolvido pela a White Martins, é o primeiro carro-tanque a contar com um eixo direcional a mais no cavalo mecânico, o que, segundo a empresa,  aumenta sua capacidade de executar manobras, e tanque de 29 mil litros, que proporciona a maior capacidade de estocagem e transporte de gases criogênicos.

O TWM-29 possui sistema de tomada de força hidráulico, o que permite a montagem em todos os cavalos mecânicos do mercado. De acordo com a empresa, as inovações realizadas no sistema de isolamento resultaram em uma proteção térmica 30% mais eficiente do que a dos veículos convencionais, diminuindo a perda de produto por evaporação.

As mudanças chegaram também à cabine, conjunto de tubulações e a bomba, os quais, totalmente reprojetados, possibilitaram redução de 80 kg no peso do veículo e facilitaram o acesso às válvulas e instrumentos no interior da cabine, também ampliada e passou a contar com acessos laterais.

De acordo com a White Martins, a segurança também ganhou destaque, com a abertura da cabine acionada pneumaticamente e totalmente intertravada com o freio de estacionamento do semirreboque. O veículo também conta com sensor de temperatura na bomba criogênica, permitindo o seu acionamento somente após resfriamento, e uma nova e mais segura proteção lateral.

Toda a iluminação do TWM-29 utiliza tecnologia LED, o que garantiu a homologação e o certificado de fotometria ao semirreboque, comprovando a utilização do que há de mais moderno em iluminação para veículos de transporte. A empresa informa ainda que o seu carro-tanque permitirá redução anual de mais de sete mil litros no consumo de diesel e evitará a emissão de 20 toneladas de gases causadores do efeito estufa, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento e adoção de práticas ainda mais sustentáveis.

O diretor de logística da White Martins na América do Sul, Marcos Guimarães, destaca que a empresa buscou desenvolver soluções pioneiras para transporte e distribuição de gás e esse lançamento é mais um exemplo de que a inovação está no DNA da White Martins. “Projetamos e fabricamos um carro-tanque que alia eficiência, produtividade e garante ganhos ao meio ambiente, que é uma prioridade na companhia”, concluiu o executivo.

O semirreboque TWM-29 foi projetado na Fatran, unidade da White Martins localizada no Rio de Janeiro responsável pela fabricação e manutenção de carros-tanques criogênicos na América do Sul. Segundo a White Martins, as duas primeiras unidades do modelo entram em circulação nas estradas brasileiras ainda neste mês de julho.