A Actioil acaba de iniciar atividades na Argentina após cinco anos atuando no mercado brasileiro. O objetivo é aumentar a representação da empresa no bloco econômico do Mercosul. Logo no início da operação, a empresa já fechou contratos para atender empresas como a Fiat Industrial, Mercedes-Benz, Renault e Volvo Trucks. “É muito bom chegar num novo mercado com contratos firmados, mas sabemos que teremos muito trabalho pela frente. A Argentina é um país estratégico para a marca, pois é um mercado com enorme potencial e que ainda não conhecia um produto como o nosso”, destaca Gilles-Laurent Grimberg, diretor geral da Actioil para o Brasil e América Latina.

A empresa, de origem francesa, atua globalmente oferecendo tratamento completo para o Diesel. O produto A550 é homologado no Brasil por JCB, CAT, Case, New Holland, IVECO, Mercedes-Benz, Petrobras Distribuidora, entre outras marcas. Em relação aos benefícios oferecidos pelo produto, a empresa destaca a conservação do Diesel, melhora da vida útil do motor, diminuição do consumo de combustível, emissão de dióxido de carbono, e custos de manutenção de filtros e outras peças.

Atualmente, o óleo diesel comercializado na Argentina possui 10% de biodiesel na composição, mas devido às variações de tipos e misturas pode chegar a 20%. Uma grande oportunidade de entrada no novo mercado é o percentual do comércio mundial de biodiesel do país, cerca de 60%. Outra oportunidade de mercado encontra-se na logística de distribuição de cargas, realizada por rodovias, mesma modalidade predominante no Brasil. A Argentina aparece na 21a posição entre os países com a maior malha rodoviária do mundo (231.374 quilômetros de extensão). Além disso, cerca de 40% dos veículos de passeio argentinos são movidos a diesel.