Volvo 300 mil FHA Volvo acaba de atingir a marca de 300 mil veículos (caminhões e chassis de ônibus) na fábrica de Curitiba/PR. O caminhão que representou este marco é o extrapesado FH 4X2 com motor de 540cv de potência e caixa de câmbio I-Shift, além de rodas em alumínio e cabine XL (alta). O presidente do Grupo na América Latina, Claes Nilsson, disse que a operação no Brasil é importante para o Grupo e destacou que o mercado é exigente e com transportadores altamente profissionalizados que demandam por produtos com qualidade e tecnologia.

Volvo primeiro caminhaoA Volvo iniciou a produção de veículos pesados no Brasil em 1980 e nos últimos cinco anos expandiu a sua rede de 75 para 94 concessionários. Este ano, foram abertas novas unidades em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além da ampliação das unidades em Mato Grosso e São Paulo. De acordo com o diretor  de desenvolvimento de concessionárias da Volvo na América Latina, Carlos Pacheco, a empresa  tem um plano estratégico em curso para ampliar e reestruturar a rede de concessionárias de caminhões e ônibus no território brasileiros.

Este plano prevê abertura de novas casas e melhorias nas já existentes. “Queremos estar mais perto dos nossos clientes, para prestar um atendimento de qualidade  e cada vez melhor”, disse, lembrando do crescimento constante da frota de caminhões pesados da marca no Brasil, categoria em que a marca tem 30% de participação de  mercado.

Este ano, a Volvo ampliou em cinco vezes a capacidade de atendimento do Grupo Nórdica – primeira concessionária da marca no Brasil  – localizada em União da Vitória, interior do Paraná. Em setembro, colocou em operação a nova concessionária da AutoSueco, em Cuiabá, no Mato Grosso. Com investimento de R$ 25 milhões, o novo endereço da matriz passou a contar com 9,5 mil metros quadrados (m²) de área construída em um terreno de 42 mil m².

A nova unidade está instalada de frente para a BR 364, um dos principais corredores de escoamento da produção brasileira de grãos, de onde vem e para onde vão caminhões de Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Vilhena, Porto Velho e de uma série de outras localidades importantes. A nova unidade tem 30 boxes para serviços gerais de oficina e mais 12 para funilaria, contando ainda com uma cabine exclusiva para pintura. É equipada com quatro valas para Pit Stops e boxes especiais para atender os caminhões e ônibus da Volvo. “Este é um novo conceito de serviços rápidos de troca de lubrificantes em até 50 minutos para proporcionar ainda mais disponibilidade aos veículos Volvo”, acrescentou Carlos Pacheco, diretor de desenvolvimento de concessionárias.

O pátio de 22 mil m², permite ao transportador entrar para fazer a troca de óleo no Pit Stop com o implemento atrelado ao caminhão. A unidade cuiabana oferece também área interna e externa para recebimento de motoristas e familiares, com internet, vestiários masculino e feminino, copa e cozinha, churrasqueira, mesa de sinuca e TV e, em breve, será criado o Espaço Kids, para receber os filhos.

A Auto Sueco possui seis unidades no Centro-Oeste, localizadas em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis (MT); Porto Velho e Vilhena (Rondônia) e Rio Branco (Acre).