transmissao atomatica alissonA Allison Transmission está apostando na caixa de transmissão automática nas operações com coleta de lixo. A empresa já desenvolveu o produto para caminhões das marcas MAN Latin America, Scania e Mercedes-Benz. Atualmente estão em operação no Brasil mais de 1200 veíuculos de coleta equipados com os produtos da marca e muitas frotas que atuam neste segmento também estão equipando seus veículos. De acordo com a empresa, a tecnologia FuelSense® ajuda a reduzir o consumo de combustível e melhora a produtividade. Além disso, permitem que o motorista se concentre na condução segura e não se distraia com a troca de marchas, mais de mil vezes em um único dia de trabalho, ficam menos estressados e  cansados.

Alguns operadores que já utilizam transmissão automática comparam os resultados positivos em relação às manuais. O gerente de manutenção e equipamentos da Vega, empresa integrante do Grupo Solví, Luís Fernando Brandi Lopes, por exemplo, explica que análises internas apontam para um aumento de produtividade da frota de 15 a 20 por cento ao usar os caminhões equipados com a caixa Allison Série 3000™, em relação a outros modelos da Vega com transmissões manuais.”O Grupo Solví possui ou aluga atualmente cerca de 600 caminhões compactadores, 50 por cento dos quais são equipados com as transmissões Allison”, afirma Lopes.

O diretor do Grupo Marquise, Hugo Nery, diz que todos os seus caminhões de três eixos são equipados com as transmissões Allison, sendo que a empresa planeja substituir gradualmente os modelos manuais restantes por modelos automáticos também. Outra empresa é a COMLURB – agência reguladora da coleta de lixo no Rio de Janeiro – que também aderiu à tecnologia.