FOTOS: Alexandre Rezende

A Iveco Bus, marca da CNH Industrial, acaba de apresentar o Daily Elevittá, veículo desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas/MG, sob a plataforma do Daily 50C17, para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam no veículo. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha, pela empresa Elevittá, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

iveco daily acessibilidade
FOTOS: Alexandre Rezende

“O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada” ressalta Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina. O veículo estará disponível nos próximos meses.

Em relação ao custo do veículo, Serizawa explica que os operadores atualmente gastam uma média de 40% do valor do veículo adquirido para realizar as adaptações necessárias para atender passageiros com mobilidade reduzida. O novo Daily Elevittá já sai de fábrica com a tecnologia de poltronas móveis garantindo redução pela metade deste custo.

Entre 2017 e 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre outros).”Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina.

iveco daily acessibilidade4
FOTOS: Alexandre Rezende

Características técnicas do Daily Minibus

O Daily Minibus está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo, ideais para o transporte municipal e intermunicipal. O motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus. A motorização conta com a tecnologia EGR

Entre os itens de série estão disponíveis o ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto. O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, torna o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana. Além disso, o modelo possui amplo espaço que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.

iveco daily acessibilidade3
FOTOS: Alexandre Rezende
Nova Daily Elevitta da Iveco

O Portal o Carreteiro confere agora a nova Daily Elevitta da Iveco, que traz solução de acessibilidade. Veja o vídeo da nova tecnologia, que permite o embarque e desembarque pelo próprio cadeirante. Matéria completa logo mais em nosso Portal.

Posted by O Carreteiro on Tuesday, August 9, 2016