A final do Melhor Motorista de Caminhão de Minério, realizada sábado (6/12), em Nova Lima/MG, teve como vencedor Alex Carvalho Borba, 27 anos de idade e há sete no transporte de minério na empresa JWC Transportes. \”Ter participado dessa competição teve  grande importância para mim, mas, sair vitorioso confesso que foi ainda melhor. Estou emocionado e ansioso para me inscrever no próximo Melhor Motorista do Brasil\”. Borba acredita que este tipo de ação educativa é muito importante para a categoria principalmente em uma região onde os motoristas são carentes de cursos e treinamento.

Após três etapas, do total de 1016 inscritos seis se classificaram para participar da grande final. São eles, Josival José Barbosa, Anderson da Conceição Souza, Ronaldo Alves Anunciação, Custódio Duarte Lanna Neto e Wilson Souza Moreira – os dois últimos terceiro e segundo lugares.

Os candidatos passaram por uma série de testes como check list, prova de percurso, prova teórica e prática, que exigiram habilidade, calma e conhecimento sobre as leis de trânsito, de segurança, e do caminhão.

Para o diretor de marketing e comunicação comercial da Scania Brasil, João Miguel Capussi, foi satisfatório ter promovido a competição e uma oportunidade ímpar de trabalhar a educação para a segurança. \”Este tipo de ação é importante para a redução de acidentes e a valorização do profissional. Pelo pouco tempo de divulgação e como primeira experiência a competição foi um sucesso e com certeza vai contribuir para um trânsito mais seguro na região\”, afirma.

O gerente geral da Vale, parceira da Scania no projeto, Alexandre Campanha, acredita que este tipo de ação valoriza o respeito a vida. \”Sabemos da pressão que o motorista de minério sofre. Portanto é importante que esteja consciente do seu papel e da sua importância para aumentar a segurança na estrada e este tipo de competição o ajuda a perceber isso e a divulgar aos outros colegas\” (DG).

Voltada exclusivamente para os motoristas que transportam minérios nas regiões dos Incofidentes e Alto do Paraopeba, em Minas Gerais, o Melhor Motorista de Caminhão de Minério, ação lançada em parceria da Scania com a Vale, teve como objetivo principal avaliar por meio de provas teóricas e práticas, qual motorista tem a condução mais segura, levando em consideração a habilidade, o conhecimento do veículo e da legislação, a preocupação ambiental e a condução responsável e defensiva.