simulador de impacto

Entre os dias 2 e 6 de maio, a Renovias promove mais uma edição da campanha Bate Coração, ação voltada para os motoristas de caminhão que oferece consulta médica e exames de saúde gratuitos. O atendimento será das 8 às 17 horas, no Posto RVM, localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim. Além de consulta médica, os participantes poderão realizar exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes e aferição da pressão arterial. Os motoristas receberão cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém dicas de alimentação saudável para os caminhoneiros, orientações de ergonomia para evitar dores na coluna, dicas de segurança e serviços oferecidos pela concessionária gratuitamente 24 horas por dia. Haverá ainda serviço de corte de cabelo à disposição dos usuários durante todo o período da campanha.

A iniciativa também contará com o simulador de impacto da Artesp. O equipamento faz parte da campanha de conscientização do uso do cinto de segurança desenvolvida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo. Estas são algumas das ações que serão realizadas pela concessionária durante o Movimento Maio Amarelo. Nos dias 3, 4 e 5 de maio, motoristas e passageiros também poderão conhecer o simulador utilizado pela Artesp na campanha de conscientização do uso de cinto de segurança. Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem a noção da força causada pelo impacto de uma batida à baixa velocidade, ampliando a sua sensibilidade sobre a importância do uso do dispositivo de segurança. O equipamento se move a 5 km/h e recebe um impacto como se fosse um choque entre dois veículos.

O Movimento Maio Amarelo é proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a população, envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade.