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O Constellation 30.330 chega ao mercado brasileiro com transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8×2 de fábrica. “Essas características se traduzem no melhor custo operacional para o frotista, que ganha em velocidade nas suas viagens, agilizando a entrega e ainda reduzindo o consumo de combustível e demais custos envolvidos. Soma-se a essas vantagens o segundo eixo direcional presente nesse Constellation, que permite transportar até seis toneladas a mais do que em sua versão 6×2”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Com peso bruto total (PBT) de 29 toneladas, o veículo é equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, torque máximo de 1.450 Nm, calibrado pela engenharia da MAN Latin America para uma ampla faixa plana, a maior da categoria e pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider. Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS 1420 TD, de doze velocidades.

A versão 8×2 para o chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a mais que seu equivalente 6×2. De acordo com a fabricante, com esta configuração, o frotista conta com uma opção mais barata, com menor custo operacional, além de garantia de fábrica para todos os componentes. O veículo tem três opções de entre-eixos e o frotista pode escolher entre as versões estendida, leito teto alto ou baixo.

Entre os itens de conforto de série, o modelo tem banco do motorista com suspensão pneumática, coluna de direção com multirregulagem, ar-condicionado e trio elétrico,computador de bordoque auxilia com as informações logísticas, entre outros. Em relação aos itens de segurança, os destaques são o ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva e o EBD (Electronic Brake Distribution), que controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro. Já o ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor e o EasyStart, por sua vez, reforça a partida em rampa, com dispositivo que permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa.