A Scania divulga que Custódio Duarte Lanna Neto, de 46 anos, e Josival José Epitásio Barbosa, de 41, foram os campeões da primeira etapa regional da competição \”Melhor Motorista de Caminhão de Minério\”, realizada nos dias 15 de 16 de novembro, no posto Chefão, em Nova Lima/MG.

Neto, que transporta minério há seis anos entre as cidades de Itabirito e Congonhas, confessa que a vitória foi fruto de muitos anos de trabalho. \”Eu dirijo caminhão há quase 25 anos, e posso dizer que todo esse tempo de estrada me ajudou bastante na realização das provas, principalmente as práticas. Mas eu nunca pensei que fosse ganhar, eu já estava satisfeito só de participar\”, revela.

Já Barbosa, que é natural de Ouro Preto e atualmente mora em Belo Horizonte, teve o apoio da esposa para participar da competição. \”Eu tinha desistido de vir, mas a minha mulher me incentivou, disse que era legal eu participar principalmente devido às atividades educativas, como as palestras. Foi muito bom, pois em 20 anos de profissão nunca tinha estado em evento como esse, que valoriza tanto o treinamento de motoristas. É isso que falta nas empresas atualmente\”, conta.

Durante os dois dias de evento, foram arrecadados cerca de 800 quilos de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à Instituição São Judas Tadeu, de Nova Lima. Além disso, foram registrados mais de 100 atendimentos na carreta itinerante do Hospital de Câncer de Barretos, divididos entre exames preventivos de câncer de próstata, cólo do útero e pele.

As próximas semifinais acontecerão na cidade de Itabirito, nos dias 22 e 23 de novembro, e em Congonhas, nos dias 29 e 30. Os campeões se enfrentarão na grande final, no dia seis de dezembro, no Condomínio Alphaville, em Congonhas. Os três primeiros colocados de cada etapa ganharão um curso on-line do Sest/Senat.

Para a realização da competição \”Melhor Motorista de Caminhão de Minério\”, a Scania conta com o patrocínio master da Vale, além do patrocínio da fabricante de implementos Rossetti. A montadora tem também o apoio das Casas Itaipu, do SindiExtra (Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais), da fabricante de componentes hidráulicos Hyva, do Sest / Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte), da Polícia do Estado de Minas Gerais, da gerenciadora de riscos Pamcary, da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) e do Governo Federal.

Pódio no sábado:

Pódio no domingo: