As inscrições para a sexta edição do Scania Drive Competitions (SDC) – competição conhecida como Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) e que este ano foi ampliada e teve adotada a mesma nomenclatura da Europa e de outros outros países – já estão abertas. Este ano, além do novo nome, o SDC terá uma prova inédita com os melhores motoristas de quatro países da América Latina. A premiação na final latino-americana será um caminhão Streamline Highline R 440 6×2. Estarão credenciados para a final América Latina os três melhores motoristas de caminhão do Brasil, da Argentina, do Chile e do Peru. Esses 12 profissionais estarão no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro, quando realizarão provas de habilidade ao volante do caminhão.

Os motoristas brasileiros interessados em participar têm até o dia 31 de agosto para fazer a inscrição. Todo o processo de inscrição e participação da primeira e segunda fases será feito pelo site www.scaniasdc.com.br  ou por aplicativo. A única forma de se inscrever é pela internet. Só podem participar profissionais com carteira de habilitação categoria E. O regulamento completo está disponível no portal oficial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 771 0159.

Após o cadastro ser efetivado, o motorista será avaliado por meio de uma prova que simula uma viagem online, em que serão abordados temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. Para auxílio e treinamento, o candidato terá acesso gratuito a uma biblioteca virtual, que permanecerá liberada mesmo após o fim do torneio. As semifinais e a final serão realizadas de 8 a 10 de novembro, com provas práticas ao volante dos caminhões Scania.

“Acreditamos que o condutor é o elo na cadeia de transporte que pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas. A experiência de edições anteriores comprovou que um motorista capacitado tem papel fundamental para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para o meio ambiente” explica Márcio Furlan, gerente de comunicação e marketing da Scania no Brasil. Desde o lançamento do Scania Driver Competitions no Brasil, foram oferecidas cerca de 40 mil horas de treinamento aos participantes.

Assista ao vídeo da competição

Saiba mais sobre a dinâmica do SDC 2016

PRIMEIRA FASE: simulação de direção em viagem completa, da carga à descarga. A participação pode ser pelo site ou por aplicativo. Pelo programa, o candidato percorrerá uma estrada acompanhado por um motorista virtual chamado Pedro. Durante o trajeto, o concorrente terá de responder a 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado ele precisará de no mínimo 12 pontos.

SEGUNDA FASE: o profissional será novamente testado em avaliação teórica online pelo site ou por aplicativo. Mais 20 questões de múltipla escolha, que valem 1 ponto cada. Para ser aprovado para a fase 3, o inscrito deverá estar dentro de dois requisitos: primeiro, ficar entre os melhores das fases 1 e 2; segundo, precisa escolher uma Casa Scania, dentro de uma lista já definida, para fazer a prova teórica presencial, e sua nota deverá ser suficiente dentro do ranking dos melhores daquela região da concessionária. Ou seja, quanto maior sua pontuação nas duas primeiras fases, mais chance terá de fazer a prova na Casa Scania que preferir.

TERCEIRA FASE:  compõe as finais regionais com quatro horas de treinamento. Elas terão prova teórica e de checklist (na qual o competidor precisa checar todos os itens do caminhão necessários antes de ser iniciada uma viagem). Nessa etapa, serão selecionados os 60 melhores motoristas. Haverá dois períodos de provas (16, 17 e 18 de setembro e 7, 8 e 9 de outubro). Em cada divisão, serão dez etapas ocorrendo simultaneamente em dez cidades diferentes. Em setembro, as cidades escolhidas são: São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maringá (PR), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT), Eldorado do Sul (RS) e Aparecida de Goiânia (GO).

E em outubro: São Luís (MA), Tubarão (SC), Governador Valadares (MG), Rio de Janeiro, São José do Rio Preto (SP), Contagem (MG), Joinville (SC), Feira de Santana (BA), Ji-Paraná (RO) e Viana (ES). Serão feitas avaliações em três dias de competição (sexta, sábado e domingo). “Na fase 3 serão 20 competidores por dia, e só um vencedor. Ao fim dessas 20 etapas em 20 locais diferentes, com três motoristas vencedores por cidade, chegaremos ao total de 60 campeões”, explica Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil.

Os 60 mais bem colocados da terceira fase estarão classificados para a semifinal nacional. Depois de provas teóricas, de checklist, de percurso e de manobras, restarão os 27 melhores, que no dia seguinte fazem a final nacional. As provas eliminatórias serão de manobras e habilidades ao volante numa corrida contra o tempo. Consagraremos o campeão nacional, mas o segundo e o terceiro também disputarão a inédita final latino-americana.

Leia mais:

Scania lança competição para definir melhor motorista de caminhão da América Latina