Mercedes-Benz Vans acaba de apresentar ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve para o espaço urbano, que apresenta um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário. A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e comando por joystick. O propulsor é elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, e realiza a entrega de encomendas sem emissão de poluentes. Além disso, funciona praticamente sem ruído, facilitando as entregas durante a noite, em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro. Ela reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas, por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam autonomamente e inovadores sistemas de comunicação”, afirma Volker Mornhinweg, Head da Mercedes-Benz Vans.

Saiba mais como funciona o Vision Van

A Vision Van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo. Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.

O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabina do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van funcionando autonomamente e o motorista, que pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.

Assista ao vídeo: