A Mercedes-Benz destaca durante a Transpúblico 2007, feira de produtos e serviços para transporte coletivo urbano, a facilidade de acesso de passageiros no chassi de ônibus urbano O 500 U, que oferece entrada baixa . O evento é realizado até 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A empresa explica que esse chassi permite o embarque e desembarque de passageiros próximo ao nível de uma calçada ou corredor de ônibus, resultando em facilidade e segurança de acesso ao veículo, principalmente aos usuários com necessidades especiais. É indicado para o transporte de elevado número de passageiros nas operações em corredores de ônibus e em linhas troncais. Possui comprimento original de 11.786 mm e permite a utilização de carroçarias de 12 metros sem necessidade de alongamento do chassi. Além disso, pode ser alongado pelos encarroçadores para ser equipado com carroçarias de até 13,20 metros para transportar mais passageiros.

O veículo é equipado com o motor eletrônico Mercedes-Benz OM 906 LA, que oferece potência de 260cv a 2.200 rpm e torque de 97 mkgf (950 Nm) de 1.200 a 1.600 rpm. Segundo a marca, o desempenho do trem-de-força alia o elevado torque com o perfeito escalonamento de marchas e a adequada relação de transmissão do eixo traseiro, que resulta em elevada capacidade de rampa e em retomadas rápidas de velocidade.