A Mercedes-Benz acaba de disponibilizar para o mercado mais um modelo da linha Actros que atende ao segmento de mineração. Trata-se do Actros 4844 8×4, versão basculante, lançado no último Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA de Hanover, Alemanha, e eleito o “Caminhão do Ano 2009 por jornalistas de 21 países da Europa.

Indicado também para a construção civil, o veículo é equipado com motor eletrônico OM 501 LA, de 435cv de potência a 1.800 rpm e de 214 mkgf de torque a 1.080 rpm. Conforme explica a montadora uma das vantagens desse motor é a economia no consumo de combustível e redução no índice de emissão. O novo veículo tem capacidade de 48.000kg de peso bruto total (PBT) e 123.000 de capacidade máxima de tração (CMT). A capacidade líquida chega a cerca de 37.000 kg, dependendo do peso do implemento, o que permite a utilização de básculas com capacidade de até 20 metros cúbicos.

Outras características do Actros 4844 são câmbio semi-automatizado, ABS, ASR e retarder de série, computador de bordo e sistema de manutenção flexível e preparação para Fleetboard. “A cada geração, o Actros oferece mais vantagens para os clientes, assegurando mais produtividade no transporte e, principalmente, maior rentabilidade operacional para o frotista”, afirma Eustáquio Sirolli, gerente de marketing de produto – caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.