Os sistemas eletrônicos de segurança que auxiliam o motorista, evitam colisão e avisa quando o caminhão começa a sair da pista, entre vários outros dispositivos disponíveis, já atraem transportadores. Caminhões de grandes operadores  de logística já começaram a descobrir as vantagens dessas tecnologias e há quem diga que o investimento vale a pena 

PorJoão Geraldo  

Custo da operação e segurança são preocupações constantes de quem trabalha com caminhão. Seja pequeno, médio ou grande, todo transportador tem em sua rotina a busca de redução de despesas, entre os quais combustível e pneus ocupam lugar de destaque na planilha de custos. Entretanto, de alguns anos para cá, investimento em segurança também tem ocupado lugar de destaque na gestão de frotas. Isso tem sido possível através da aquisição de veículos equipados com avançadas tecnologias que ajudam a evitar acidentes.  

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É exatamente isso que acontece na Fadel Transportes, empresa que vem obtendo resultados positivos com investimento em caminhões com dispositivos eletrônicos de segurança. O presidente da empresa, Ramon Alcaraz, disse que os primeiros caminhões pesados com dispositivos de segurança disponibilizados pela Volvo foram adquiridos em 2017. 

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Ramon Alcaraz: com as tecnologias de segurança nos caminhões, mais a gestão de frotas, conseguimos reduzir em 75% os acidentes com a frota

Segundo Alcaraz, a partir de 2018, todos os modelos pesados foram comprados com essas tecnologias, e atualmente os cerca de mil caminhões rodoviários da frota da Transportes Fadel – entre os quais 200 são Volvo – contam com câmeras para medir a sonolência do motorista, airbag e sistema de controle de jornada pelo rastreador.

“Todos os caminhões da marca comprados a partir de 2018 vieram com monitoramento de faixa de rodagem, radar de frenagem de emergência e sensor de ponto cego. Com todas essas tecnologias e a gestão, reduzimos em 75% os acidentes da frota”, ressaltou. Ainda de acordo com presidente da Fadel, em sua frota de caminhões com equipamentos de segurança constam modelos das marcas Mercedes-Benz, MAN e Scania

 Ramon explicou que além dos sistemas disponibilizados pela montadora, a transportadora vinha adotando tecnologias para a redução de acidentes desde 2015. O executivo destacou o sistema de telemetria para medir excesso de velocidade, frenagens bruscas e força G (velocidade em curva). “As informações abastecem automaticamente um portal do motorista e a empresa conta também com uma central de monitoramento para fazer a gestão de todas as tecnologias”.

Ramon Alcaraz tem posição bem definida a respeito das tecnologias de segurança existentes atualmente para os caminhões. Ele afirma que o investimento vale muito a pena, desde que junto haja gestão, pois dessa forma o retorno do investimento é garantido. “A tecnologia não pode ser passiva, porque sozinha ela faz muito pouco. As empresas precisam investir em gestão, aí sim a tecnologia trará resultados excepcionais, mas sem gestão, tecnologia é mera curiosidade”, concluiu. 

Em um primeiro momento, a tecnologia requer investimento um pouco mais alto, porém a evolução é necessária para que se gere escala e esse tipo de iniciativa seja cada vez mais barata, implantada e eficaz. As palavras são do diretor de sustentabilidade e suprimentos da Cervejaria Ambev, Guilherme Gaia, empresa que emprega na operação de transferência até os centros de distribuição cerca de 1000 caminhões de transportadores parceiros.

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Caminhões que operam junto à Cervejaria Ambev contam com tecnologias de segurança, destacou Guilherme Gaia

De acordo com Gaia, 120 caminhões de operadoras de logística que atuamjunto à Ambev contam com tecnologias de segurança. A empresa organizou lista de itens obrigatórios, chamada por ela de “pacote básico”, que inclui freio motor, ABS, farol de neblina, controle de estabilidade, EBS e aviso de cinto de segurança não afivelado. Outra lista, esta opcional e chamada de “pacote elegível”, inclui sistema de freio automático de emergência, leitor de faixa de rolagem, pré-tensionador do cinto de segurança, sistema para evitar o efeito L, auxílio de tração e condições adversas de atrito do pneu. 

Guilherme Gaia explicou que a exigência é reflexo da cultura de segurança da Cervejaria Ambev em suas operações. Ele acrescenta que a empresa – em parceria com um fornecedor – está desenvolvendo câmeras para ficarem instaladas dentro da cabine com o propósito de medirem a fadiga e sonolência do motorista, transmitindo alertas em tempo real para evitar acidentes. “Outro exemplo são as câmeras externas nos caminhões, para monitorarem as atividades de entrega do produto, o manuseio de plataformas e descarga, orientando o motorista e ajudante em caso de descumprimento do padrão de segurança do dia a dia”, completou. 

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Sistemas que operam com câmera e radar mantém distância controlada do veículo que segue à frente e freia automaticamente o caminhão

Sobre a cultura de segurança adotada pela Cervejaria Ambev, Gaia disse que se trata de uma prática da empresa que tem sido aprimorada nos últimos anos. Acrescentou que transportadores parceiros da empresa receberam o programa com bastante entusiasmo e disposição de melhorar ainda mais a qualidade de vida e segurança do transporte. 

Os caminhões dos parceiros logísticos são negociados com as montadoras pela própria cervejaria. “Além de trazer um benefício ao negócio, gera relevância e padronização para mais iniciativas, como a parceria entre a Cervejaria Ambev e a Volvo”, finalizou.

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Cesar Neves, da Volvo, disse que a empresa está popularizando as tecnologias de segurança com a oferta de itens em pacotes a preços de custo

O gerente comercial de grandes clientes Volvo, Cesar Neves, destacou que os caminhões da marca que atendem a logística de distribuição da cervejaria contam com quase todos os itens de segurança disponibilizados pela marca. Ele lembrou que a Cervejaria Ambev começou a adquirir modelos com air bag mesmo quando nem um outro fabricante de caminhões no Brasil oferecia o dispositivo. Depois a empresa foi se convencendo das vantagens e acrescentando outros itens a cada aquição.

Neves explicou que a Volvo está trabalhando para popularizar as tecnologias de segurança em caminhões e disponibilizou todos os itens que oferece ao mercado e cinco pacotes a preço de custo. O objetivo, disse Neves, é facilitar o acesso das empresas de transporte às tecnologias e também fortalecer a imagem de segurança da Volvo. “A Cervejaria Ambev puxou o mercado e motivou outros embarcadores”, comentou Neves, acrescentado que a cervejaria trabalha com cerca de 25 grandes operadores logísticos.  

SEGURANÇA EMBARCADA

Até alguns anos atrás, falar dos avançados sistemas de segurança disponíveis para os caminhões era algo distante tanto dos motoristas quanto dos frotistas brasileiros. Porém, os transportadores e empresas embarcadoras começaram a perceber que a tecnologia de segurança contribui na redução de custos e sobretudo evitando acidentes e seus prejuízos.

Os avançados itens de segurança já são parte de caminhões pesados dos principais fabricantes. O executivo de marketing de produto da Iveco, Anderson Moreira, destaca, como exemplo, as tecnologias embarcadas da marca que o motorista pode usar em condições normais de rodovia ou quando se depara com chuva forte e neblina na estrada. 

Ele lembra que o ABS, sistema já popularizado há alguns anos, monitora constantemente a velocidade de cada roda e atua individualmente impedindo o travamento durante as frenagens. Já o EBL é o sistema eletrônico que otimiza a frenagem com base na carga, velocidade e intensidade de frenagem do veículo, entre outros itens. “ A melhor forma para o motorista tirar proveito de cada tecnologia é conduzindo da forma mais natural possível, deixando que cada sistema atue conforme a necessidade”, explicou.

Sistemas mais sofisticados, que incluem radares e câmeras auxiliando uma direção mais segura, e também econômica, tem ganhado cada vez mais espaço nos caminhões. Com denominação própria em cada montadora, eles ajudam o motorista na condução e na prevenção de acidentes de trânsito. Com uma câmera instalada no para-brisas e outra no para-choque, se necessário o caminhão freia automaticamente para evitar a colisão caso haja um veículo ou obstáculo à frente. 

Outro avançado recurso também disponível nos caminhões pesados das principais marcas é o leitor de faixa que dispara um aviso sonoro se o motorista deixar o caminhão invadir a faixa lateral que delimita a pista. Um outro sistema, também já conhecido, através do radar no para-choque adequa o caminhão fluxo do trânsito e mantém uma distância constante em relação ao veículo que segue à frente. 

Esses componentes, que existem há anos e ajudam a reduzir riscos de colisão, estão se tornando cada vez mais comuns nos caminhões de grandes frotistas. A expectativa de todos os fabricantes é que assim como aconteceu com ABS, que chegou aos caminhões no Brasil há cerca de três décadas, os sistemas de segurança ganhem cada vez mais espaço nos novos caminhões vindo a ser itens de série o mais rápido possível. Isso certamente reduzirá de modo muito significativo acidentes de trânsito envolvendo veículos rodoviários de carga.