A ONG (Organização Não-Governamental) Patrulha Ecológica realizou recentemente uma fanfarra composta de faixa e gritos de ordem, em Bebedouro/SP, com um alerta em favor ao meio ambiente. Em visita ao Bosque Municipal \”Fábio Barreto\”, o grupo portou faixa com os dizeres \”Não basta ter consciência ecológica. É preciso agir!\” e os integrantes participaram do Dia Mundial dos Animais, realização conjunta do Conselho Municipal de Defesa Animal e do Bosque. No local, foram montados diversos estandes de criadores e entidades protetoras dos animais.

A ONG foi criada há dois anos para atender crianças e adolescentes de bairros de periferia de Bebedouro e oferece aos domingos, aulas de educação física, música, cidadania e educação ambiental. A Patrulha Ecológica também realiza práticas de manutenção ambiental, como limpeza do lago e praças de Bebedouro, mutirão contra a dengue, plantio de árvores, orientação educacional e de preservação ambiental. Atualmente, o projeto atende 129 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos.

O projeto também forma adolescentes para atuarem como guias florestais e educadores ambientais, dando subsídios para que façam um mapeamento das necessidades ecológicas em seus próprios bairros. A Patrulha Ecológica é patrocinada pela concessionária de rodovias Vianorte (OHL Brasil), que oferece sementes para plantio de árvores e uniformes próprios para entrada em mata.