Inaugurada em 4 de março de 1974, a Ponte Rio-Niterói completou 33 anos e , de acordo com a concessionária Ponte, é o maior vão de viga reta do mundo. Trata-se de uma rodovia federal (trecho da BR-101) com 13 km de extensão, 12 km de acessos, que faz a ligação da capital fluminense com Niterói, São Gonçalo e interior do Rio de Janeiro, além do pólo turístico da Região dos Lagos.

Em 1955, devido sinais de \”cansaço\” estrutural e problemas operacionais, passou a ser administrada pela concessionária Ponte S/A, a qual executou um amplo programa de recuperação estrutural e modernização operacional, incluindo novas tecnologias e equipamentos.

\”Quando da sua inauguração, a Ponte Rio-Niterói era a terceira maior ponte do mundo em extensão. Hoje é a sétima, mas seus recordes construtivos, 300 metros de vão livre em viga reta contínua e volume espacial ainda continuam insuperáveis\”, comemora o engenheiro Carlos Henrique Siqueira, que participou da construção, coordenou por 17 anos serviços de manutenção e é um dos consultores da Ponte S/A na área estrutural.