O Piatam, projeto de monitoramento sócio-ambiental desenvolvido pela Petrobras na Amazônia, será mostrado como estudo de caso bem sucedido para engenheiros, estudantes, pesquisadores e empresários, no 27º Encontro Nacional de Engenharia de Produção – Enegep 2007, que acontece de hoje (10/10) até amanhã, em Foz do Iguaçu/PR. O Piatam estará no centro do debate do Workshop Empresarial da área temática de sustentabilidade, que irá discutir como a definição de indicadores qualitativos e quantitativos para a avaliação de projetos na área de responsabilidade sócio-ambiental pode ser realizada, com foco na experiência da Petrobras.

O coordenador acadêmico do projeto, o professor Alexandre Rivas, da Universidade Federal do Amazonas, participa do workshop discutindo a experiência da Petrobras na Amazônia. Segundo ele, a Engenharia de Produção é fundamental no atual estágio do desenvolvimento brasileiro e para desenvolver é necessário entender os processos, mercados, habilidades e vocações.

Projetos de monitoramento sócio-ambiental, como o Piatam, hoje em desenvolvimento na Amazônia, poderão ser seguidos como um modelo também para outras regiões, como Piatam Mar (Pará, Amapá e Maranhão), Piatam Oceano (Amazônia atlântica), Piatam Oeste (Rondônia e Acre) e Piatam Urucu.