Desenvolvido em parceria com frotistas, está chegando ao mercado o R155, o primeiro pneu de transporte da marca Bridgestone após a união da empresa com a Bandag, operação que resultou no BBTS (Bridgestone Bandag Tire Solutions). Indicado para os segmentos de passageiros e de carga, o novo produto foi testado em operações em mais de 20 cidades brasileiras, sob diferentes condições de uso, antes de ser aprovado para entrar no mercado.

Indicado também para caminhões, o lançamento foi desenvolvido com foco maior no transporte urbano de passageiros, cuja produção de ônibus cresceu 18% nos últimos cinco anos, e elevou o número da frota para 197.7 mil unidades, segundo dados da Anfavea, associação que congrega os fabricantes de veículos automotores.

Entre as frotas que participaram do desenvolvimento está a da Viação Sambaiba, cuja frota é de 1.270 ônibus, que faz transporte urbano de passageiro na região Norte de São Paulo/SP. Walter Ferrari Riva Júnior, consultor técnico da frota, destaca que o pneu R155 tem maior volume de borracha, com sulcos de 18,8mm de profundidade e banda de rodagem mais larga e que tais características possibilitam desgaste uniforme e maior quilometragem ao pneu.

Eduardo Cassador, gerente nacional de vendas de pneus de carga da BBTS acrescenta que as laterais contam com filetes protetores que dão maior resistência, além de o talão e a carcaça serem mais reforçados. Riva Júnior lembrou que na frota da Sambaiba, o produto apresentou excelentes resultados na primeira vida e destacou que o diferencial da carcaça e do talão é percebido logo na primeira recapagem e garante que o produto rodou 35% a mais do que o pneu usado anteriormente na frota.

O gerente de manutenção da Viação Para Todos, do Consórcio UniSul, Esdra Lima, participou da demonstração do R155 e disse que quer testar o produto na frota que cuida, a qual conta com 317 ônibus e nove vans que rodam mensalmente um milhão e novecentos mil quilômetros. Bastante interessado no lançamento, ele chamou atenção para o fato de que o atendimento pós –venda tem de ser mais importante de que o preço do pneu, e que as empresas precisam agregar valor ao produto através do serviço. “Não basta apenas vender, é preciso acompanhar o produto durante toda sua vida. Nós, da Para Todos, queremos um parceiro que se preocupe em auxiliar nosso pessoal promovendo palestras, treinamentos e atualizando o conhecimento de nossa equipe”, concluiu.

A Bridgestone enfatiza que as características do seu novo pneu urbano de carga, como maior volume de borracha, largura da banda de rodagem e profundidade dos sulcos, além dos compostos de sua construção o tornaram um produto mais adequado para o trânsito urbano, em que as mudanças de direções e o anda-e-para são operações usadas com muita constância no dia-a-dia. Outros destaques do R155 apontados pelo fabricante são o aro com reforço, para suportar elevadas temperaturas provocadas pelo uso do freio, e lateral reforçada para suportar o contato lateral e as flexões para superar buracos, meio fio e outros obstáculos comuns no trânsito urbano. O R155 é disponível na medida 275/80R22.5.