Estamos completando 15 anos da instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data foi criada para lembrar o caso Araceli, a menina de oito anos de idade que foi violentamente estuprada e morta por um grupo de jovens no Espírito Santo.

A morte de Araceli serve de referência para a importância de nunca fecharmos os olhos para esse problema que afeta todas as camadas da sociedade. Por isso, é muito significativo o dia 18 de maio no calendário brasileiro. É uma data de referência para todos nós, pois cada um pode fazer a sua parte no enfrentamento desse grave problema, que atinge inclusive a vida do caminhoneiro.

A exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas é uma triste realidade que está sendo arduamente enfrentada por empresas, governos e organizações da sociedade civil. Nesta causa, o caminhoneiro é um importante aliado, pois conhece a realidade e sabe como ajudar.

Através do Disque-Denúncia, o número 100 de qualquer telefone, é possível relatar qualquer tipo de violência ou abuso contra crianças ou adolescentes. Se você sabe de um caso ou presenciou isso nas estradas, ligue. Não é necessário se identificar. Faça o 18 de maio valer a pena todos os dias da sua vida.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br