Entre o pessoal do trecho, a turma de Uruguaiana/RS conhece a estação da Dona Maruca, que está sempre QRA (na escuta) e QRV (sempre pronta) para transmitir algum recado para a família de algum carreteiro que esteja demorando mais na viagem ou apenas dizer que está tudo bem.

Dona Maruca ou Maria Graciela Dias, 56 anos, possui há dez anos uma base de rádio PX que fi ca na cozinha de sua casa. É o meio mais utilizado por ela para falar com seu marido João Antônio Cornelius, 56 anos e há 25 dirigindo carretas com carga seca nas rodovias internacionais, e com seus dois filhos, também carreteiros, Juan Pedro, 32 anos, e Marcos, 38. “É o meio de comunicação mais rápido. Sei se eles estão bem, dirigindo com segurança e ainda podemos ajudar aqueles motoristas que estão com problemas na estrada.” Juan Pedro, que trabalha na Transportadora Bombas Muller e faz viagens para o exterior está sempre com seu rádio ligado. Ele afirma que é sempre bom estar em contato com seus familiares e colegas enquanto está trabalhando. “Me sinto mais seguro.”

1394t

A família de Maruca integra o Grupo de Rádio PX Comboio Internacional que reúne em torno de 150 unidades desde 1990. Para fazer parte desta turma é preciso estar credenciado e ter a licença da Anatel para utilizar o equipamento. Roberto Pereira do Nascimento, 58 anos e na profi ssão há 36, afirma que os motoristas e suas famílias que possuem uma base com rádio PX levam vantagem sobre quem possui apenas o tacógrafo e o rastreador. “A comunicação no rádio permite que tenhamos informações mais rápidas sobre o movimento nas estradas e possamos ajudar outros motoristas que trafegam pelas estradas da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru. (IM)