Por João Geraldo

Fotos Divulgação

A Mercedes-Benz acaba de lançar uma nova versão da linha de cavalos-mecânicos extrapesados, o Actros 2651 6X4. Equipado com motor OM 460 LA de 13 litros, seis cilindros em linha e 510cv de potência. Esse propulsor teve como ponto de partida o OM 457 usado nos modelos Actros 2546 6X2 e 2546 6X4, já comercializados no Brasil, porém com modificações. De acordo com a engenharia da companhia, trata-se de um engenho que chega a ser até 5% mais econômico do que a versão de 460cv.

Motor de 13 litros derivado da versão de 460cv passou por várias modificações mecânicas e ganhou uma nova arquitetura eletrônica para chegar aos 510cv de potência e com mais economia de combustível
Motor de 13 litros derivado da versão de 460cv passou por várias modificações mecânicas e ganhou uma nova arquitetura eletrônica para chegar aos 510cv de potência e com mais economia de combustível

As principais alterações são uma nova árvore de manivelas, bielas e pistões também novos e reforçados, entre outros itens mecânicos, além de uma nova arquitetura eletrônica e outros diferenciais, que resultaram na potência de 510cv a 1.900rpm e torque máximo de 2.400 Nm a 1.100 rpm. Vários itens desse motor são intercambiáveis com o OM 457 que equipa as outras duas versões do Actros, que também foram atualizadas, com o 2651 6X4, dentro da fábrica de São Bernardo do Campo/SP. A linha de produção, entretanto, é na fábrica da Mercedes-Benz, em Juiz de Fora/MG.

Cabine tem o piso totalmente plano, sem qualquer elevação, e no caso a versão que equipa o 2651, a altura entre o piso e o teto é de 1,92m e conta com um novo aparelho climatizador de menor porte
Cabine tem o piso totalmente plano, sem qualquer elevação, e no caso a versão que equipa o 2651, a altura entre o piso e o teto é de 1,92m e conta com um novo aparelho climatizador de menor porte

O novo modelo foi desenvolvido com foco no agronegócio e nas estradas brasileiras, conforme explica Roberto Leoncini. “O Actros vai enfrentar estradas de terra, poeira e outras condições difíceis, por isso ele tem as características para operar nestas condições”, explicou o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

Tais características citadas pelo executivo têm como maiores destaques o sistema de freio a tambor e as molas de aço e suspensão metálica. Ele lembra que estes componentes fazem parte dos itens solicitados pelos transportadores que operam, principalmente, com grãos na região Centro-Oeste do Brasil, porque ajudam a reduzir o custo de manutenção do caminhão.

Tanque em alumínio com capacidade para 1.080 litros de combustível se destaca como o de maior volume no mercado brasileiro
Tanque em alumínio com capacidade para 1.080 litros de combustível se destaca como o de maior volume no mercado brasileiro

“O Actros está mais preparado para as características das estradas brasileiras e para nosso perfil de transporte, consolidando-se como um veículo versátil para operações tanto em estradas asfaltadas quanto de terra, ou de outro tipo de pavimento”, acrescenta. Com a aplicação do feixe de molas, o entre eixos da versão 2651 6X4 é de 3.600 mm e aplicação em conjuntos bitrens de 74 toneladas de PBTC. As versões 6X2 e 6X4 com entre eixo de 3.300 mm continuam a ser equipados com suspensão pneumática.

A versão mais potente do Actros, produzida no Brasil, é equipada com a cabine Megaspace, a de maior porte da marca Mercedes-Benz para caminhões rodoviários
A versão mais potente do Actros, produzida no Brasil, é equipada com a cabine Megaspace, a de maior porte da marca Mercedes-Benz para caminhões rodoviários

A cabine do Actros também mudou. No caso do 2651, a grade do motor está maior e mais alta e com nova alça de apoio, sem perder a cara dos modelos da marca. A estrela, ao centro está maior e iluminada, uma forma de diferenciar o caminhão. O para choque e o conjunto ótico também foram substituídos e o para sol ficou com desenho mais integrado à cabine. Os degraus de acesso à cabine ganharam cobertura (chineleira) e na parte de dentro, a qual tem 1,92 de altura do piso (totalmente reto) até o teto, foi instalado um novo climatizador de ar, menor e mais moderno, entre outras novidades também no painel de instrumentos.

Todos os Actros são equipados de série com transmissão automatizada PowerShift, sem pedal de embreagem, equipada com sensor de inclinação que proporciona trocas de marchas mais rápidas. O sistema da caixa é totalmente protegido para evitar qualquer tipo de uso indevido do veículo. Na linha Actros, os eixos traseiros não tem redutor nos cubos.

Accelo ganha versão média

O utra novidade da Mercedes-Benz é da linha leve. Trata-se do Accelo 1316, um caminhão que pode ser classificado como médio devido ao seu PBT de 13 toneladas. Equipado originalmente de fábrica com terceiro eixo e suspensor automático, o veículo entra numa faixa de carga que tem sido explorada também por outros fabricantes de caminhões que equiparam seus modelos leves com terceiro eixo e motor mais forte para ter um veículo urbano com maior capacidade de carga sem necessariamente ser um caminhão médio.

De acordo com Roberto Leoncini, o que a Mercedes-Benz fez foi reunir uma cabine compacta de um caminhão leve com a plataforma e capacidade de carga de um caminhão médio. “Mais que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade de um caminhão médio”. Ainda de acordo com Leoncini, o Accelo 1316 é um caminhão 200 mm mais baixo que um modelo médio e tem raio de viragem de 3,5m, bastante ágil no trânsito, sendo portanto, um caminhão que também devido às suas dimensões compactas atende plenamente às exigências da mobilidade urbana. Outros modelos da linha, estes para o segmento de leve, são o 815 e o 1016