Por João Geraldo

Jornalistas especializados em transporte, de 21 países da Europa, elegeram o Mercedes-Benz Actros como o “Caminhão do Ano de 2009”. A escolha se deu em razão de itens como o avanço na economia de combustível, compatibilidade ambiental, segurança e conforto proporcionado aos ocupantes em razão de certas tecnologias inseridas ao modelo.

3014t
Sistema de monitoramento mantém o caminhão equilibrado e evita colisões traseiras

Entre os equipamentos do veículo, o destaque fica por conta da transmissão automatizada PowerShift 2, instalada como padrão, a qual tem um sensor de inclinação integrado e também um programa de mudanças de marchas suaves e rápidas. O veículo é equipado com um sistema de assistência ativa de frenagem conhecida como Assistência Emergencial de Frenagem, (Emergency Brake Assist, em inglês). O dispositivo é um opcional que se baseia no controle de proximidade ligado a um sistema eletrônico (Telligent) que aciona a frenagem de emergência no caso de perigo de uma colisão na traseira de outro veículo.

3054t

Outras funções do Telligent são avisar se o veículo está para sair da pista e também controlar a estabilidade evitando que o semi-reboque derrape, além do controle de rodagem que proporciona maior equilíbrio ao veículo, adequando às circunstâncias de dirigibilidade. De acordo com a Mercedes-Benz, o veículo é reconhecido como um caminhão cuja segurança vai além das expectativas.

O Actros atual faz parte da terceira geração do modelo e todas foram eleitas “O Caminhão do Ano” na Europa. Desde o lançamento da primeira versão, em 1996, a Mercedes-Benz já vendeu mais de 600 mil unidades.