Por Daniela Giopato

Está chegando ao Brasil uma opção diferente para o transportador e operadores logísticos disponibilizarem frete e para o carreteiro autônomo conseguir carga sem ter de aguardar horas ou até dias para conseguir carregar. Trata-se do Wtransnet, um serviço de bolsa de fretes que opera através da internet e mensagens no celular. Um dos diferenciais propostos pelo sistema é o fato de não haver interferência na negociação entre o transportador e quem a está ofertando.

As cargas disponibilizadas na internet dentro do sistema da Wtransnet são oferecidas por transportadoras e operadores logísticos e, estes têm acesso ao cadastro de autônomos para escolher o profissional que melhor se enquadra nas suas exigências para efetuar o transporte.

O carreteiro, por sua vez, recebe a informação sobre a carga no seu celular através de um SMS, com o contato da empresa fornecedora da carga e negocia diretamente com ela o valor do frete. Outra opção é receber informações das cargas disponibilizadas conforme a sua disponibilidade em determinada região, previamente informada à Wtransnet.

Para fazer parte do banco de dados, os autônomos devem atender certos requisitos, como estar registrado na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), apresentar três referenciais de empresas para as quais já trabalhou e ser aprovado na consulta em gerenciadora de risco. Caso seja aceito, o carreteiro interessado tem uma taxa de R$ 90,00 por mês.

De acordo com Rui de Brito, diretor comercial da Wtransnet, entre as vantagens oferecidas aos motoristas de caminhão, destacadas pela empresa, estão o fato de receber indicações apenas das cargas que podem ser úteis para ele, não ter de utilizar terminais fixos, ter à disposição um departamento de tráfego que comunica a todos os associados sempre que o caminhão estiver disponível para carregar, e o fato de encontrar carga em qualquer ponto do Brasil sem sair do seu caminhão. E antes de fazer uma viagem pode disponibilizar o seu veículo no sistema para já programar o retorno.

Criada há 13 anos, a Wtransnet opera em 24 países da Europa e no Brasil iniciou as atividades em maio de 2009 com o objetivo de facilitar a contratação de autônomos, transportadores e operadores logístico.