Instalada no tempo recorde de 18 meses no Pólo Industrial de Camaçari/ BA, a Continental do Brasil começou a operar com a produção somente de pneus para automóveis de passeio e já está preparada para dar início à produção de pneus radiais para caminhões a partir do próximo mês de julho. A marca chegou em 1997 ao mercado sulamericano e no Brasil sua primeira unidade foi instalada em Ponta Grossa /PR, onde atualmente produz correias para motores.

A empresa começa suas operações no País com uma rede de 423 revendedores, dos quais 46 são exclusivos de produtos para caminhões. De acordo com Renato Sarzano, responsável pelas operações da Continental na América Latina, a meta é ser equipamento original e atender as montadoras, como já aconteceu em 2004 e 2005 quando o mercado teve problema de abastecimento. Na ocasião, a Mercedes-Benz e a Iveco compraram pneus da marca importados da Argentina. “Nossa estratégia inclui desenvolver projetos para as montadoras”, explica o executivo.

Uma das razões da Continental instalar fábrica de pneus no Brasil é o mercado de caminhões. A meta de produção diária da empresa até o fi nal deste ano é de nove mil pneus de passeio e outras mil unidades para o transporte. Em 2007, a produção para caminhões e ônibus deverá encerrar o ano com 1.700 unidades/dia, enquanto os de passeio devem atingir 14 mil unidades já no primeiro semestre.

A fábrica em Camaçari ocupa uma área de 500.000m2 dentro de uma área total de 800.000m2, e foi projetada para ser ampliada em diversas fases, sendo que a primeira delas prevê a introdução de novo maquinário e a segunda contempla a área de produção. Além das revendas Continental, os pneus da marca são encontrados na Rede Zacarias de Pneus (48 pontos nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro) e na Rede Pneumar, com mais de 20 pontos na região Sul do País. O primeiro pneu da marca produzido no Brasil foi um ContiEco- Contact 3 medida 175/70R13 82T, no fi nal de 2005.(JG)