O tema alinhamento/desalinhamento de um conjunto cavalo-mecânico mais o semirreboque é complexo e de solução normalmente trabalhosa. Quando se fala em conjuntos de oito ou nove eixos, mais os estepes, se chega a valores vultuosos, considerando que o preço de um pneu 295/80R22,5, por exemplo, está por volta de R$1.500,00. Portanto o valor total ultrapassa R$ 50.000,00.

Todos os eixos do conjunto (cavalo mecânico mais semirreboque) devem estar perfeitamente alinhados, perpendiculares aos chassis e sem qualquer desvio. Se um dos eixos estiver com 5mm de desalinhamento, por exemplo, significa que a cada metro rodado para a frente, esse eixo vai arrastar 5mm para o lado onde está a resultante perpendicular do eixo. Isso é determinante para uma boa ou má performance do pneu.

O desempenho do pneu é medido pelo seu custo por quilômetro rodado. Portanto, quanto mais quilometragem se conseguir obter, menor será o custo por quilômetro.

Veículos que sofreram acidentes, que trafegam normalmente com sobrecarga ou que rodam por estradas muito irregulares, são mais propensos a apresentar desvios nos eixos e chassis.

Hoje existem equipamentos para medição de todos os eixos de um conjunto capazes de esquadrinhar o veículo como um todo, identificando onde exatamente se encontra o problema, que pode ser no eixo ou no chassi. Em muitas das oficinas espalhadas pelo Brasil, os operadores verificam somente a divergência/convergência, uma operação mais simples de se fazer.

É importante ter um bom profissional operando esses equipamentos, com conhecimento de geometria veicular, que sabe exatamente o que está fazendo em cada etapa do alinhamento. Existe uma grande carência de profissionais competentes para se realizar um bom serviço de Geometria Veicular, pois depende de conhecimentos de medidas e de geometria básica.

Um bom alinhamento não é barato, mas é melhor pagar um preço justo e ter a certeza de ter o conjunto totamente alinhado, pois cada eixo tem de ser tratado individualmente com relação ao chassi e os demais eixos. Tudo tem de estar paralelo e perpendicular em relação ao chassi.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]