Na hora de alinhar uma suspensão moderna? O que tem sido feito por aí? Temos visto barbaridades no que diz respeito ao serviço de alinhamento em nos centros de caminhões instalados no Brasil. Os veículos mais modernos contam com suspensões e novos sistemas que demandam um equipamento de alinhamento atual e com um banco de dados capacitado  a atender todos os veículos comercializados no País.

Os problemas começam pelas instalações físicas dos atuais centros automotivos. Os novos aparelhos CCD, robotizados ou 3D (veículos de passeio) requerem instalações à altura de sua tecnologia. Rampas ou valas niveladas, pratos orbitais de­­­­cen­­tes e plataformas traseiras funcionando direito – entre outras observações – interferem diretamente na qualidade do serviço executado.

Outro item a ser observado é a operação dos modernos equipamentos de alinhamento. Por medo, ao invés de tentar aprender a operar esse tipo de equipamento, muitos alinhadores preferem criticar a modernidade. Em nossas andanças pelo Brasil, temos observado constantemente esse medo do Esse medo do novo.

Mesmo com boa vontade, muitos alinhadores não seguem as instruções dadas pelos fabricantes ao operar esses modernos equipamentos. E ao inverter a ordem de um processo de alinhamento, todo resultado pode ser comprometido. As composições de caminhões, não importando quantos eixos possui, precisam ser diagnosticadas e alinhadas (se for o caso) em sua totalidade. Qualquer eixo, não importando sua posição no conjunto, precisa ser verificado. Só assim se pode ter a certeza de conjunto cavalo mecânico/semirreboques alinhados.

Quanto mais moderno e desenvolvido for o veículo, mais tecnologia é necessária para fazer qualquer tipo de manutenção em suspensões e sistemas de direção.

Procure sempre saber o estado e origem dos equipamentos que estão sendo utilizados para fazer o serviço de alinhamento no seu veículo. Equipamentos muito simples e imprecisos, com certeza não conseguirão executar um serviço de boa qualidade, bem como o profissional que opera esses equipamentos tem de ter uma boa noção de geometria veicular, saber operar bem o equipamento e ter boas noções de mecânica para fazer a correção dos possíveis itens fora de especificação.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]