Carregado de inovações para o transporte rodoviário de cargas, o protótipo apresentado este ano pela Iveco no Salão de Hanover/Alemanha, denominado de Transport Concept, traz como destaque a otimização aerodinâmica do cavalo-mecânico e do semi-reboque com redução do coefi ciente de resistência aerodinâmica em cerca de 20%, que se traduziu – segundo a companhia – em menor consumo de combustível até 8%.

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Outro detalhe do protótipo são os pneus que minimizam a resistência à pista de rolamento. O protótipo é equipado com conjunto de pneus resultantes de pesquisas desenvolvidas pela Continental e adota o modelo “Super Single” como já é comum na Europa, ao invés do rodado duplo. Já o cavalo-mecânico opera com motor de duplo estágio de compressão que permite redução do consumo de diesel de 2% em média em relação aos produtos já oferecidos pela Iveco. Outra parte da economia de combustível (cerca de 1%) vem da bomba d´água, bomba da direção hidráulica, do compressor de ar do sistema pneumático, do ar-condicionado etc.

No campo da aerodinâmica foram feitas melhorias no teto e no kit aerodinâmico da cabine, além de prolongamento do pára-choque, com perfi l descendente a 180mm do chão, spoiler infl ável para preenchimento dos espaços entre a cabine e o semi-reboque e carenagens laterais com fechamento na parte traseira do chassi. De acordo com a Iveco, os spoilers infl áveis atrás da cabine foram projetados para reduzir a resistência aerodinâmica em relação aos ventos laterais.