Por João Geraldo
Lançado em março de 2005, o Mercedes-Benz Axor 1933 se posiciona como um caminhão de entrada no segmento de veículos pesados. Por conta disso, concorre numa faixa de mercado formada por cavalos-mecânicos com motores de até 330cv de potência e capacidade para 43 T de Peso Bruto Total. Trata-se de um nicho bastante concorrido, com a participação de modelos dos principais fabricantes de caminhões instalados no Brasil, cada qual com características próprias para atrair o interesse do transportador.
Um dos diferenciais do veículo, destacado inclusive pela fábrica, é a maior capacidade de carga, pois se trata de um cavalo-mecânico preparado para arrastar 46 toneladas de PBTC homologado para 47. Outro ponto é que disponibiliza sistema de freio a disco em todos os eixos como item de série, assim como a montadora adotou para a maioria dos pesados da marca. O computador de bordo, por sua vez, além de oferecer suas funções normais de manutenção informa também ao motorista – através do painel de instrumentos – quando é chegada a hora de trocar o óleo do motor, da caixa de câmbio e do eixo traseiro.
O modelo cedido pela fábrica à Revista o Carreteiro, equipado com cabine leito de teto alto, estava atrelado a uma carreta sider de três eixos – sendo um deles espaçado para 10 mil quilos. Carregado com 28 toneladas líquidas de lastro de pedra, o veículo demonstrou vigor para tracionar a composição a uma boa velocidade de cruzeiro. Trata-se de um caminhão indicado para curtas e médias distâncias no transporte de produtos fracionados, paletizados, bebidas, cegonhas, alimentos e cereais entre outras cargas. O freio adicional do motor top brake, sistema hidráulico com controle eletrônico conjugado ao freio motor é item de série no modelo e também bastante efi ciente. Além de poupar o sistema de freio convencional permite manter o veículo em boa velocidade nos trechos de aclives, com segurança.
Equipado com motor de 6 cilindros, 7.2 litros e 326cv de potência, o Axor 1933 tem atendido também ao transporte em trechos de longas distâncias, embora para este tipo de operação o mais indicado seja modelos com motores de maior potência. No seu caso trata-se de um engenho leve que contribui para reduzir o peso do veículo. De acordo com o fabricante, o cavalo-mecânico na versão cabine leito e teto alto pesa 6.400 quilos, com o tanque em alumínio de 590 litros cheio.
Após um milhão de quilômetros rodados, caso o proprietário queira, o motor poderá ser trocado por outro remanufaturado pela própria fábrica, identifi cado como Renov, que atende também caixas de câmbio. Durante a viagem com o Axor 1933 foi fácil perceber que se trata de um caminhão efi ciente, confortável e fácil de ser conduzido. Detalhes como o banco do motorista com amortecimento pneumático, com várias posições de regulagem, e volante de direção com diâmetro adequado, contribuem com uma melhor dirigibilidade.
A alavanca de trocas de marchas bem posicionada e os engates suaves ajudam o motorista a desempenhar uma direção segura e confortável. O painel de instrumentos, que recentemente passou a ser idêntico ao dos modelos Axor de maior potência, é envolvente, moderno e facilita a vida do motorista, com informações bem visíveis e comandos próximos das mãos. Um exemplo são as alavancas do freio estacionário do cavalo-mecânico e do semi-reboque.
O interior da cabine é bem dimensionado e oferece uma boa cama e bastante espaço para os ocupantes e seus pertences de viagem. Opcionalmente, o modelo disponibiliza geladeira, ar condicionado e vidros elétricos. Além da cabine leito, o Axor 1933 é produzido também com cabine estendida, um espaço extra na parte traseira da boléia para acomodar um leito. Esta opção, porém, não tem encontrado, atualmente, a mesma procura da cabine leito.
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Modelo | MB OM 926 LA com gerenciamento eletrônico |
Tipo | 6 cilindro em linha, turbocooler |
Potência | 326cv a 2.200 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | 430 mm monodisco seco, servo-assistido |
Caixa de mudanças | MB G211 |
Marchas sincronizadas | 16 (8X2) |
EIXOS | |
Dianteiro | MB VL4/51 DC 7,5 |
Traseiro | MB Hl6/20 DCS 13 |
Redução | 3.909 (43:11) |
Opcional | 4.300 (43:10) |
Distância entre eixos | 4.300 (43:10) |
FREIOS | |
De serviço | Ar comprimido, dois circuitos, discos nas rodas dianteiras e traseiras |
Área de frenagem total | 784 cm3 em cada eixo (dianteiro e traseiro) |
De estacionamento | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
PESOS E CAPACIDADES ADMISSÍVEIS (KG) | |
Eixo dianteiro técnico/legal | 7.100/6.000 kg |
Eixo traseiro técnico/legal | 11.500/10.000 |
PBT legal/técnico | 18.600/16.000 |
PBTC | 45.000 |
CMT | 47.000 |