Por João Geraldo

Item importante em todos os segmentos, a capacitação tornou-se fundamental no setor do transporte rodoviário de cargas, sendo que motoristas e profissionais de oficina das redes autorizadas passaram a ser os mais visados, principalmente por causa das tecnologias inseridas aos novos caminhões. Por conta desta realidade, a Scania inaugurou, simultaneamente, seis centros de treinamento, em diferentes cidades e regiões do País que atuarão junto a mecânicos e mecatrônicos de concessionárias da marca.

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Meta da montadora é ser reconhecida como provedora de transporte, destaca Roberto Leoncini, diretor geral da Scania do Brasil

Os motores com tecnologia de emissões para atender o Conama P7 (ou Euro 5) que entrarão no mercado brasileiro em janeiro de 2012 e o crescimento da frota são pontos de grande importância e peso no treinamento de profissionais. A Scania oferece aos mecânicos cerca de 40 cursos com treinamentos voltados para a capacitação e renovação de conhecimentos na hora de realizar a manutenção dos veículos da marca. De acordo com a montadora são cursos de três a cinco dias de duração e o máximo de 10 alunos por turma. O curso de Sistema Elétrico para caminhões tem sido um dos mais requisitados nas concessionárias, pois ele atualiza os profissionais sobre as inovações tecnológicas e capacita o mecânico a identificar rapidamente eventuais falhas utilizando os programas de diagnóstico eletrônico.

Treinamento de pessoal da área técnica das concessionárias conta também com parte teórica sobre os novos caminhões da marca
Treinamento de pessoal da área técnica das concessionárias conta também com parte teórica sobre os novos caminhões da marca

Outro elemento importante é que o motorista tire tudo que o caminhão possa oferecer, mas para isso ele precisa ser preparado. Os centros de treinamento vão oferecer também capacitação a motoristas de caminhão e contarão com a parceria da Fabet (Concórdia/SC e Mairinque/SP), CTQC (Maringá), ATT (Rondonópolis/MT) e Centronor (Vacaria/RS).
Serão oferecidos quatro cursos de treinamento para motoristas: Formação Básica (com duração de um mês), para quem deseja conhecer o caminhão Scania em detalhes; Formação Avançada, dirigido aos profissionais que querem aperfeiçoar o modo de dirigir (duração de cinco dias); Direção econômica (um dia), apresenta ao profissional todos os recursos de um caminhão da marca para que o motorista obtenha o melhor desempenho com menor consumo de combustível e o In Company, oferecido aos clientes da marca que pretendem aperfeiçoar e aumentar o desempenho dos motoristas de suas empresas, em condições reais de operação.

Localizados nas cidades de Salvador/BA, Caxias do Sul/RS, Marituba/PA, Cuiabá/MT, Contagem/MG e São José dos Pinhais/PR, os centros estão instalados dentro de concessionárias Scania e vão operar em parceria com a sede da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista/SP. O objetivo é que os profissionais de toda a rede – hoje são mais de 100 concessionárias – absorvam rapidamente os novos métodos de trabalho e as inovações em suas próprias regiões.

“Queremos ser reconhecidos no País como provedores de transporte, e para isso temos de atuar no GPS”, disse o diretor geral da Scania Brasil, Roberto Leoncini. GPS, dentro da montadora é a sigla de “gente, produtos e serviços”, três elementos principais que a partir de 2009 a Scania começou a dirigir seu foco como nova filosofia de atuação. Leoncini acredita que será necessário capacitar cerca de quatro mil profissionais para o Euro 5 e também para os negócios e operações, como atender frotas.

“Atualmente a rede tem quatro mil profissionais, incluindo mecânicos, vendedores de balcão e consultores, mas acreditamos no crescimento desse contingente”, diz Sidney Basso, diretor de vendas de serviços. O fato é que as vendas de caminhões dobraram e há necessidade de capacidade de atendimento aos clientes. “Frota maior precisa de mais profissionais”, conclui.