Por João Geraldo

Está chegando ao mercado a nova geração do Renault Master, produzido no Brasil. Além do design, que deixou o modelo com ar mais robusto, inspirado na imagem de um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, a parte interior e mecânica também passaram por modificações. Todas as versões são equipadas com freio ABS, airbags, terceira luz de freio e alarme sonoro de advertência luzes acesas, entre vários itens de série.

A linha completa do Renault Master 2014 é formada por 12 diferentes versões e 10 opções de transformações que totalizam mais de 70 opções: uma chassi cabine, quatro furgão, duas passageiros e cinco minibus (escolar, duas Stander, Executive e VIP). O chassi cabine tem entreeixo de 3.682mm e comprimento total de 5.643mm e capacidade de carga útil de 1.759kg. Os furgões tem capacidades de 1.433 a 1.593 de carga útil dependendo da versão (passageiros e cargas) e 1.759 para chassi-cabine.

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A família de furgões tem capacidade de 1.433 a 1.593 de carga útil dependendo da versão

O veículo é equipado com motor turbodiesel 2.3 litros 4 cilindros, 16 válvulas, 130cv de potência, menor que o da versão anterior, de 2.5 litros. Porém, trata-se de um engenho mais avançado, 15 cavalos mais potente que gera 2.04kgm a mais de torque. “O novo motor respeita plenamente a norma vigente e, mesmo com o downsizing (redução de tamanho) conseguimos obter melhor desempenho. Essa redução permitiu redução de 92% nas emissões de material particulado (MP) em relação ao motor anterior”, disse o engenheiro Antônio Fleischmann, da Renault do Brasil.

Denominado de M9T 2.3 dCi, este motor funciona com o sistema de duto comum (Common Rail) que se presta de único duto ligado aos quatro bicos injetores que recebe o diesel enviado pela bomba em alta pressão. Sua corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo. Na versão anterior era necessária a substituição a cada 60 mil quilômetros ou quatro anos. O líquido de arrefecimento, por sua vez, resiste a 160 mil quilômetros ou seis anos (antes era 120 mil quilômetros) e os intervalos de revisões de toda a nova linha passou de 15 para 20 mil quilômetros. A caixa de câmbio tem seis marchas à frente e uma à ré e a transmissão da potência para as rodas dianteiras é feita através de juntas homocinéticas.

Dentro da cabine o motorista encontra ajustes na coluna de direção, do banco (altura e inclinação de encosto e assento), alavanca de trocas de marchas no painel, rádio que executa músicas em CD e arquivos MP3, entradas USB, auxiliar e conexão Bluetooth. Tudo é comandado sem haver necessidade de retirar as mãos do volante. Ainda na parte de conforto, o aparelho de ar-condicionado é opcional. Os preços sugeridos das versões da nova linha Master vão de R$ 85.710,00 (chassi-cabine) a R$ 145.900,00.