Por João Geraldo

Depois do lançamento ocorrido em agosto do Cargo extrapesado – nas versões 2042 e 2842 – o qual inseriu a Ford em um novo patamar do transporte rodoviário de cargas no País, a montadora apresenta na Fenatran mais duas novidades para o transportador . Uma delas é o Cargo 1119, a outra trata-se de um protótipo da nova Transit, um veículo global para a distribuição de carga urbana. O Cargo 816, modelo leve da marca, é apresentado também em destaque com a cabine remodelada.

O Cargo 1119 chega para concorrer no segmento de 11 toneladas de PBT, uma faixa intermediária entre 8 e 23 toneladas de carga. Com PBT de 10.510 kg é um caminhão indicado para aplicações urbanas e em trechos de curtas distâncias implementado com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho plataforma e bebidas, entre outras.

FORD BRASIL CAMINH’ES FENATRAN 2013

 

De acordo com a Ford, o novo Cargo tem chassi totalmente novo e robusto, com longarinas maiores e ancoragens e furações novas para garantir maior resistência e durabilidade. O trem de força é formado pelo motor Cummins ISB 4.5, de quatro cilindros e potência de 189cv a 2.300 rpm e torque de 600 Nm a 1.500rpm. A caixa de transmissão é Eaton de cinco velocidades mais ré e com relações desenvolvidas para otimizar o torque e desempenho, informa a engenharia da Ford.

A outra novidade da companhia são as modificações aplicadas ao Cargo 816, que ganhou um up grade no visual, com a renovação da cabine. Na parte externa, se destacam a nova grade em formato hexagonal, os novos paralamas e o para-choque recuado, mudança que, de acordo com a empresa, favorece nas manobras. Os para-lamas foram substituídos por outros e tiveram afixado o pisca alerta em sua parte superior. Cabe lembrar que o modelo leve da Ford com cabine avançada (isso porque a montadora já anunciou o retorno do F-4000 em 2014) é um veículo para 8.250kg de PBT equipado com o mesmo motor do Cargo 1119, porém com potência de 162cv e torque de 500 NM a 1.500rpm e caixa de câmbio Eaton de cinco velocidades.

FORD BRASIL CAMINH’ES FENATRAN 2013
Novo modelo Cargo com PBT de 10.510 quilos tem chassi mais reforçado, motor de 189cv de potência e caixa de transmissão com cinco velocidades

Outras mudanças no veículo incluem os degraus de acesso
ao interior da cabine, que antes eram presos ao chassi e passaram a ser
fixados na própria cabine. Deste modo aumenta o espaço para
manutenção quando a cabine está basculhada, além
de possibilitar a instalação de dispositivo para cobertura
dos degraus, como já acontece em cavalos mecânicos.

As mudanças no interior da cabine proporcionaram um ambiente mais
moderno, as laterais das portas ganharam revestimento em tecido e a iluminação
do painel de instrumentos também foi mudada. Na cor azul Ice Blue,
adotada mundialmente pela Ford, trata-se de uma solução
que garante melhor visibilidade do motorista em qualquer condição
de luz. O volante também foi substituído por outro com melhor
empunhadura. O banco do motorista também recebeu melhorias com
a suspensão a ar e múltiplas regulagens e os vidros com
levantadores elétricos são item de série no veículo.

Os extrapesados da família Cargo também são atração
e destaque da Ford no maior evento de transporte do continente sul-americano.
Já disponíveis nas versões 2042 4X2 e 2842 6X2, os
dois modelos extrapesados chegam para inserir a montadora num segmento
que representa cerca de 30% do mercado brasileiro de caminhões
e deverá representar um faturamento perto de R$ 14 milhões
no próximo ano. A versão 6X4 é a próxima novidade
da marca no segmento acima de 50 toneladas de PBTC.

Tracionado por um motor com 10,3 litros, seis cilindros e 420cv de potência a 2.000rpm e torque de 1.900 Nm , trata-se de um engenho produzido pela FPT, empresa do Grupo Fiat instalada em Minas Gerais, que já fornece também para o Cargo extrapesado produzido na Turquia para mercados da Europa. É a primeira aplicação deste motor na América do Sul e no Cargo está acoplado à transmissão automatizada ZF Tronic , com 12 velocidades à frente e duas à ré. Um dos recursos dessa transmissão, entre outros, é o seletor “S” sistema inteligente que busca a melhor rotação e seleciona a melhor marcha para maximizar o desempenho do freio motor. Os eixos traseiros são Meritor na configuração 3.08:1, na versão Stander, e 3.40:1 como opcional.

A cabine passou por modificações que a deixaram mais robusta e confortável e conta com quatro pontos independentes de suspensão. Externamente, as mudanças, incluindo um trabalho aerodinâmico, sendo bastante visíveis os detalhes dos faróis integrados com defletores de ar e proteção antifurto nos degraus de acesso à cabine. As mudanças deram imagem de força ao modelo. Retrovisores, vidros e travas elétricas também são itens de série, assim como o banco com amortecimento pneumático, rádio com Mp3 (com entrada USB), computador de bordo e coluna de direção ajustável.

Nova Transit
Um dos destaques da Ford é a nova Transit, que faz sua pré-estreia na Fenatran com uma unidade da versão furgão. Segundo a Ford, há várias décadas a Transit se destaca como líder de vendas na Europa, continente onde é tida como a mais moderna e segura do mercado. O veículo, que é comercializado também em outros mercados, prepara seu ingresso nos Estados Unidos, onde chegará como um produto global. De acordo com a montadora, durante a Fenatran serão divulgados mais detalhes do novo veículo, inclusive sobre a previsão de ser comercializada no Brasil.

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